Dias ensolarados. Tardes longas. O verão é a estação ideal para o novaiorquino usar um dos meios de transporte favoritos. Nova York tem mais de 300 quilômetros de ciclovias. Ter carro é ter um problema, pois não há estacionamento e o trânsito não anda... Quem é chique vai de bicicleta.
Alguns modelos fazem a gente voltar ao passado, pensar naqueles tempos do cinema mudo. As lojas especializadas em bicicletas para cidade estão vendendo como nunca.
Elas têm umas características bem específicas. O banco, por exemplo, é mais largo para dar mais conforto, elas não têm muitas marchas, no máximo três. O objetivo não é sair correndo, pelo contrário, é pedalar, passeando sem estragar a maquiagem e o penteado...
Os acessórios são irresistíveis. O boné é um capacete. Tem também um chapéu australiano: super proteção, é um capacete de bicicleta.
Nos tempos modernos, o antigo custa caro! Alguns custam 130 dólares, o equivalente a 250 reais. A dona da loja mostra que o modelo retrô é ótimo para quem quer ir para o trabalho de bicicleta. "Dá pra pedalar de saias, levar o notebook, jornais na frente. Quem sabe umas flores...", fala a comerciante.
Andar pela cidade de bicicleta, além de ser chique, é um jeito ótimo de apreciar a arquitetura. Na região de Tribeca, os tradicionais prédios de tijolinhos começaram a ser construídos em 1700. Outro prédio, de estilo renascentista, é de 1910 e pertencia a uma empresa que vendia lã. Hoje, é um edifício residencial.
Fonte: Globo, 04/09/2010
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário