Nesta quarta-feira (22), Dia Sem Carro, os curitibanos poderão experimentar um novo modal de deslocamento na futura ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho do viaduto do Hauer ao Shopping Cidade, que está em fase de licitação. O teste faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito. Será permitido circular no ciclofaixa das 6h às 18h.
O teste será feito nos dois sentidos da via, ao lado da canaleta do expresso, totalizando 8 km de ciclofaixa. A Diretoria de Trânsito (Diretran) sinalizará todo o trecho com cones e faixa de isolamento. Agentes e funcionários da Urbs ficarão em cruzamentos orientando ciclistas e motoristas.
"É um novo conceito que surge na cidade, de estimular a bicicleta como meio de transporte, e não apenas como lazer", diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer. "A simulação no Dia sem Carro servirá de alerta também aos motoristas, que já devem ir se habituando a respeitar o trecho da via que será de uso exclusivo de bicicletas", acrescenta.
No Dia sem Carro, também serão feitas atividades culturais, de saúde e de lazer no Mutirão do Trânsito na rua XV de Novembro, esquina com a Barão do Rio Branco. Barracas com atividades de trânsito, saúde, meio ambiente de lazer ficarão das 9h às 17h.
Ciclofaixa - A ciclofaixa conectará ciclovias da cidade, criando uma rota ligando diferentes partes da cidade. No trecho da simulação, quem usar a ciclofaixa pode seguir do terminal do Hauer até o parque São Lourenço, passando pela ciclovia das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, avenida Mariano Torres, Passeio Público o parque São Lourenço. A ciclofaixa também ligará à ciclovia da Linha Verde.
A Prefeitura devera terminar a primeira fase da licitação da ciclofaixa no começo de outubro próximo. A ciclofaixa é uma das ações do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba, que ampliará a malha cicloviária da cidade, que é mais de 100km.
Campanhas educativas também serão feitas, para incentivar a utilização da rede cicloviária da cidade, revelar o papel do ciclista na melhoria do trânsito e do meio ambiente e contribuir para que motoristas, pedestres e ciclistas convivam de forma harmônica e tenham segurança em seus deslocamentos.
A elaboração do plano faz parte do programa Pedala Curitiba, que também prevê a recuperação da malha cicloviária atual, com sinalização em toda a rede existente. As calçadas feitas em asfalto desde 2005 pela Prefeitura serão analisadas e poderão ser incorporadas à infraestrutura cicloviária da cidade, conforme sua característica.
Fonte: PMC, 21/09/2010
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.
O teste será feito nos dois sentidos da via, ao lado da canaleta do expresso, totalizando 8 km de ciclofaixa. A Diretoria de Trânsito (Diretran) sinalizará todo o trecho com cones e faixa de isolamento. Agentes e funcionários da Urbs ficarão em cruzamentos orientando ciclistas e motoristas.
"É um novo conceito que surge na cidade, de estimular a bicicleta como meio de transporte, e não apenas como lazer", diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer. "A simulação no Dia sem Carro servirá de alerta também aos motoristas, que já devem ir se habituando a respeitar o trecho da via que será de uso exclusivo de bicicletas", acrescenta.
No Dia sem Carro, também serão feitas atividades culturais, de saúde e de lazer no Mutirão do Trânsito na rua XV de Novembro, esquina com a Barão do Rio Branco. Barracas com atividades de trânsito, saúde, meio ambiente de lazer ficarão das 9h às 17h.
Ciclofaixa - A ciclofaixa conectará ciclovias da cidade, criando uma rota ligando diferentes partes da cidade. No trecho da simulação, quem usar a ciclofaixa pode seguir do terminal do Hauer até o parque São Lourenço, passando pela ciclovia das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, avenida Mariano Torres, Passeio Público o parque São Lourenço. A ciclofaixa também ligará à ciclovia da Linha Verde.
A Prefeitura devera terminar a primeira fase da licitação da ciclofaixa no começo de outubro próximo. A ciclofaixa é uma das ações do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba, que ampliará a malha cicloviária da cidade, que é mais de 100km.
Campanhas educativas também serão feitas, para incentivar a utilização da rede cicloviária da cidade, revelar o papel do ciclista na melhoria do trânsito e do meio ambiente e contribuir para que motoristas, pedestres e ciclistas convivam de forma harmônica e tenham segurança em seus deslocamentos.
A elaboração do plano faz parte do programa Pedala Curitiba, que também prevê a recuperação da malha cicloviária atual, com sinalização em toda a rede existente. As calçadas feitas em asfalto desde 2005 pela Prefeitura serão analisadas e poderão ser incorporadas à infraestrutura cicloviária da cidade, conforme sua característica.
Fonte: PMC, 21/09/2010
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