Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Dia Sem Carro: cidade tem poucos quilômetros de ciclovias

Esta quarta-feira (22) é o dia da jornada Internacional “Na Cidade sem Meu Carro”. O evento sugere que motoristas peguem carona ou sigam para o trabalho utilizando o transporte público, ou alternativo, como as bicicletas. Em Campinas, segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a bicicleta é o segundo transporte mais rápido na área central, perdendo apenas para as motos. A bicicleta faz 15 km/h, não emite gases poluentes, além de ser um bom exercício físico.

O problema é que na cidade existem apenas 19,7 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas e elas estão em locais de lazer, como na Lagoa do Taquaral, Parque Linear Dom Pedro, Barão do Café, Avenida dos Amarais e distrito de Barão Geraldo.

De acordo com a Emdec existe o projeto de mais 48,5 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Elas ficarão no Corredor Campo Grande, Corredor Ouro Verde, no Distrito de Sousas, entre outras áreas.

Bicicletário

A Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (MTU) inaugurou um bicicletário em fevereiro deste ano no terminal intermunicipal da cidade, que fica ao lado da nova rodoviária. São 13 equipamentos para empréstimo. Para se cadastrar é necessário levar as originais e cópias do documento de identidade e CPF, além de um comprovante de residência. É necessário ainda um cartão de crédito com limite disponível de R$ 350, para uma pré-autorização. Quem não possui cartão de crédito pode entrar em contato com a sede da Parada Vital.

A primeira hora de utilização é gratuita, mas um valor de R$ 2 será cobrado por cada hora adicional, para estimular a rotatividade.

A Emdec possui três bicicletários em Campinas, sendo um na Estação de Transferência Amarais ( 20 vagas), Estação de Transferência Sousas ( 20 vagas) e no Terminal Vila União ( 20 vagas). Mas nestes locais o bicicletário é apenas para estacionar os veículos.

Fonte: EPTV, 22/09/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: