Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Mauá anuncia criação de ciclovias e ciclofaixas

A prefeitura de Mauá anunciou um projeto de ciclovias e ciclofaixas que serão construídas em toda a cidade, até o segundo semestre de 2011. Sem dar detalhes sobre qual a extensão das faixas onde circularão as bicicletas e nem quanto será gasto, a administração divulgou 10 locais onde serão realizadas as obras.

No início do mês, o prefeito Oswaldo Dias afirmou, em reunião do Orçamento Participativo, que Mauá terá a partir de 2011 uma rede de faixas exclusivas. No entanto, a cidade não possui até então nem ao menos um quilômetro para os adeptos da magrela.

A medida vem sendo adotada por alguns municípios do País para incentivar o uso do transporte alternativo para reduzir os problemas de trânsito e a emissão de poluentes, causados pelos carros de passeio.

Em Mauá, onde já há um dos maiores bicicletários da CPTM (companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a primeira ciclovia seria construída na Avenida Papa João XXIII, que, segundo a administração, será inaugurada ainda em 2010. Até início de 2011, outra ligando a Papa João XXIII à Avenida João Ramalho deve ser entregue.

Estão previstas ciclovias e ciclofaixas nos corredores das avenidas Washington Luiz, Avenida Presidente Castelo Branco, Avenida Alberto Soares Sampaio, Avenida Brasil, Avenida Capitão João, na futura Marginal da Avenida Barão de Mauá e nas avenidas Ricardo Nalle e dos Manacás, ligando à ciclovia da Papa João XXIII.

Região tem pouca oferta de vias para transporte alternativo

Em Santo André são cerca de 5,7 quilômetros de pistas para ciclistas, em lugares como o Complexo Cassaquera, a Avenida Valdemar Mattei e trajetos nos parques Central e do Pedroso. No início de fevereiro deste ano, a CPTM inaugurou um bicicletário no município, ao lado do Terminal Metropolitano de Santo André.

São Bernardo possui três ciclovias mas que não ultrapassam os 2.000 metros: na Avenida Perry Roncheti, com aproximadamente 800 metros; na Praça dos Coleirinhas, entre as avenidas Isaac Aizemberg e das Araras e ruas Uirapurus com Curruíras, Parque dos Pássaros, com 650 metros de extensão. Uma terceira na Praça Juliano Versolato, na rua João Gabriel, altura do número 215, com a rua Gabriel de Souza, no Parque Espacial, com 550 metros.

Uma ciclofaixa com 650 metros na Avenida Café Filho ainda será inaugurada. Segundo a prefeitura, há previsão de novas ciclovias no bairro Assunção, no canteiro central da Avenida João Firmino; na Vila São Pedro, na Avenida Amazonas, que será duplicada e ganhará canteiro central com ciclovia.

O município de São Caetano tem pista somente no canteiro da Avenida Kennedy.

Diadema e Ribeirão Pires não possuem ciclovias mas analisam viabilidade de projetos tendo em vista as variações do terreno.

Fonte: Diário do Grande ABC, 23/09/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: