Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Número de ciclofaixas vai dobrar em Jaraguá

Para organizar o trânsito e oferecer mais segurança, serão criadas em Jaraguá do Sul, até o fim do ano, mais 18 quilômetros de ciclofaixa. Atualmente, a cidade tem 18 quilômetros. “No total, serão 36 quilômetros de ciclovia demarcada e sinalizada para a população”, diz Paulo Cesar Komgenski, encarregado dos sistemas eletrônicos da Gerência de Trânsito e Transporte.

A Prefeitura está implantando uma ciclofaixa de 1,6 mil metros de extensão que começa na rua Erwino Menegotti, na esquina com a Presidente Epitácio Pessoa, no bairro Chico de Paulo. A ciclovia passará pelo bairro Água Verde, seguirá pela rua Waldemar Rau (bairro Rau) e terminará perto do Supermercado Brasão. “Devemos concluir esse trecho até a primeira quinzena de outubro, se o tempo colaborar”, diz o gerente de Trânsito e Transporte, José Antônio Schmitt. “Queremos aumentar o número de usuários de bicicleta no município e proporcionar segurança aos ciclistas.”

Schmitt revela ainda que o segundo passo para ampliação das ciclovias será realizado no bairro Vila Lenzi. “Iremos transformar as vias principais ali em mão única, o que possibilitará a implementação das ciclovias”, detalha. “Na sequência vamos para o Rio da Luz, no trecho da Malwee até a Ceval, o que deve ser uns três quilômetros”, complementa.

Atualmente, 4.297 metros de passeio compartilhado (para pedestres e ciclistas) estão sendo revitalizados. Os trabalhos ocorrem nos trechos entre a rua Carlos Eggert (Vila Lalau), na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Centro), entre as ruas Venâncio da Silva Porto (Nova Brasília e Vila Lenzi) e na Joaquim Francisco de Paula (Chico de Paulo). “Estamos trabalhando na limpeza, na roçagem das margens, fechando buracos, além de uma nova pintura e troca de placas de sinalização.”

Marli Ricken usa a bicicleta todos os dias para ir ao trabalho e aprova a ampliação da ciclovia. “Eu ando de bicicleta todos os dias, menos quando está chovendo. A ciclovia nos dá segurança, mas os pedestres precisam colaborar também”, observa.

Jair Nunes acredita que seja válida a ampliação das ciclovias da cidade e destaca a importância da sinalização correta para que os motoristas e os pedestres respeitem o espaço destinado aos ciclistas. “Eu uso muito a bicicleta e vejo que muitas pessoas não respeitam os ciclistas. Com as faixas bem pintadas, os tachões e as placas, acredito que vá melhorar bastante”, afirma Nunes.

Fonte: A Notícia, 28/09/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: