Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Percurso Teresina à Timon de trem deve ser liberado até o final do mês

Foi realizada na manhã de hoje (02), a viagem inaugural do novo trem que ligará as cidades de Teresina à Timon. O transporte vai facilitar o deslocamento dos moradores das duas cidades que precisam estar diariamente nos dois municípios. Os planos futuros são de revitalizar as linhas férreas do Piauí e Maranhão e fazer uma ligação entre os municípios de Altos, no Piauí, e Caxias no Maranhão.

“Estamos beneficiando os dois estados, porque com este transporte a um custo mais barato, vamos diminuir a quantidade de bicicletas que passam pela ponte, que são cerca de 200 por dia e o trem levará em uma só viagem 400 passageiros por R$0,50 cada” afirmou Marcos Silva, Presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos do Piauí.

Não houve custo para a liberação dessa nova linha férrea, mas ela ainda não será utilizada, pois está sendo construído um novo desvio na linha férrea e a do município de Timon precisa da liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os prefeitos das duas cidades pretendem liberar o percurso até o final do mês. Ainda em setembro, serão construídas duas novas estações em Teresina, uma próxima a faculdade Ceut e outra no bairro Ilhotas.

O projeto de revitalização e construção da nova estação vai custar cerca de 17 milhões de reais para a prefeitura de Timon. “Esta nova estação será próxima a um conjunto de habitação que está sendo construído, vamos beneficiar muitas famílias. Será construído um bicicletário próximo à ponte, para que os timonenses deixem suas bicicletas em Timon e sigam para Teresina de trem” informou a prefeita de Timon, Socorro Waquim.

“A linha de trem que se estenderá até o município de Altos tem previsão para ser liberada até final de setembro, vamos nivelar a que já existe e esperar a licitação do projeto“ informou Marcos Silva. Outro projeto do presidente da Companhia Metropolitana é que nos próximos meses sejam construídas estações em todas as zonas de Teresina para que os trens passem por toda a cidade.

O projeto é uma realização da Universidade Federal de Minas Gerais em convênio com o Ministério dos Transportes. A ligação férrea dos muncípios de Altos e Caxias tem previsão de ser liberado até o final do ano. Este projeto vai custar aos cofres públicos cerca de quatro milhões de reais, para que a linha seja reconstruída e dentro de cada trem seja possível transportar até 800 passageiros.

Fonte : Portal AZ, 03/09/2010

De bicicleta até o trabalho? Aqui.

Nenhum comentário: