Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Atividade física garante saúde e bem estar

Sedentarismo pode provocar várias enfermidades e tem sido considerado um dos principais problemas de saúde pública. Conhecido como doença do século, assusta a população que está procurando academias e personal trainners para fazer algum tipo de atividade física e se livrar do sedentarismo. Este é o primeiro passo para ter vida saudável e evitar uma lista enorme de doenças que pode atingir o ser humano.

O ideal é consultar profissionais especializados para estabelecer um programa de trabalho. Depois deste primeiro passo, também é necessário mudar alguns hábitos. O professor de educação física, Mário Ariosto Soares, explica que subir escadas em vez de utilizar elevadores, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo passear com o cachorro são atividades que estimulam o bem estar físico e mental e reduzem, de forma eficaz, as consequências ligadas à inatividade. Ele garante que estes exercícios podem ser considerados atividades físicas moderadas.

Esta é uma das formas de reduzir o risco de morrer prematuramente, de ter uma doença cardiovascular e desenvolver diabetes. "Também melhora a pressão sanguínea em pessoas que já têm hipertensãoa, ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis e ainda promove o bem estar psicológico", explica o cardiologista Dirceu Souza Lima.

Pessoas sedentárias podem melhorar a saúde ao ficarem moderadamente ativas de forma regular. Atividade física não precisa ser extenuante para ter benefícios. Os melhores resultados também podem ser alcançados quando se aumenta a quantidade, duração, freqüência ou intensidade.

Na opinião do cardiologista, as pessoas podem selecionar atividades que gostam e encaixarem no seu dia-a-dia. Lavar o carro, cuidar da casa, jogar vôlei ou futebol são considerados exercícios físicos regulares. Nesta lista ainda se inclui caminhar ou nadar por meia hora todo os dias, fazer hidroginástica, dançar, ou pedalar. "Se a pessoa faz uma destas atividades já não pode ser considerada sedentária. É preciso se mexer. Não importa a forma", brinca Dirceu.

Há cerca de 18 anos na profissão, a personal trainer Márcia Mali Nasr ressalta que a atividade física evita e trata muitos tipos de enfermidades. "O meu objetivo é o bem estar. A estética é consequência". Na opinião delaa, as academias estão mais acessíveis. "O que deu a oportunidade para mais pessoas praticarem atividades físicas".

Alguns alunos de Márcia confirmam que os exercícios mudaram suas vidas. Depois de um ano na academia, o arquiteto Ivan Guimarães revela que ficou mais forte e ágil. "Minha profissão exige muito do corpo e a atividade física é primordial".

A dentista Ana Carla Lemos e Ernesto Zortea Júnior estão há 4 anos na academia e garantem que houve uma transformação considerável na qualidade de vida deles. Ernesto joga tênis e optou pelo exercícios físicos diários para combater as lesões. "Tendo condicionamento fica mais difícil lesionar qualquer parte do corpo". Já Ana Carla sentiu melhora no sistema respiratório.

A professora Deborah Grecco de Paula era sedentária. Há 3 anos decidiu investir na atividade física. "Não tenho palavras para descrever as melhoras. Eu tinha problemas de circulação e muitas dores nas pernas. Depois que comecei as atividades físicas tudo acabou. Sou uma pessoa extremamente saudável e muito mais feliz".

Fonte: Gazeta Digital, s.d.

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: