Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Bicicletas descem a Serra do Mar

Ciclistas descem a Serra do Mar guiados pelo  www.cicloaventureiros.com.br
Ciclistas descem a Serra do Mar guiados pelo www.cicloaventureiros.com.br Crédito da imagem: Renata Falzoni
Monumento de 1922 Padrão do Lorena
Monumento de 1922 Padrão do Lorena Crédito da imagem: Renata Falzoni

A bicicleta é a melhor máquina inventada pelo Homem e ela resolve com competência, três importantes equações de nossas vidas:

O transporte, a saúde e o lazer.

Assim as vocações da bicicleta foram se aperfeiçoando ao longo desses últimos 200 anos e hoje existem as bicicletas de competição nas suas modalidades específicas, as de transporte e as de passeio.

O cicloturismo é a melhor forma de se usufruir a bicicleta na sua totalidade, em perfeita harmonia, ou seja uma combinação do transporte com o esporte e o lazer.

Dessa forma viajar de bicicleta é sem dúvida a perfeita combinação dos prazeres.

Um dos roteiros mais cobiçados é aquele que nos leva ao mar e o ciclista paulistano tem esse caminho ao mar negado há vários anos e isso é ilegal pela constituição brasileira.

Não se pode pedalar pela Rodovia Anchieta, nem pela Imigrantes e a Serra Velha do Mar, o Caminho do Mar também foi fechado aos ciclistas.

Daí surgiu em 2009 a Rota Márcia Prado que é o fruto de uma negociação do Instituto CicloBr com as devidas autoridades, com total apoio da CPTM, do Parque Estadual da Serra do Mar e nenhum apoio da Ecovias. A Rota Marcia Prado desce a Serra pela Estrada de Manutenção da Imigrantes que é na real da alçada do Parque Estadual da Serra do Mar.

Outra rota ao mar seria o Caminho do Mar, a estrada Velha do Mar e a Calçada do Lorena.

Essas são estradas históricas, verdadeiros monumentos que hoje estão abertos a visitação monitorada pelo Pólo Ecoturístico da EMAE. Uma meia abertura mas é melhor que nada.

Tive a oportunidade de descer o Caminho do Mar de bicicleta na companhia dos guias da www.cicloaventureiros.com.br e esse é o assunto do Aventuras com Renata Falzoni que vai ao ar nessa quarta feira, dia 10 de novembro, as 14 horas na ESPN com reprise as 2:30 hs de quinta feira.

No dia 17 de novembro o mesmo programa estará na ESPN/Brasil com reprises que podem ser conferidas no www.espn.com.br/programacao

Espero que esse programa seja um incentivo a todos a começarem, ou a recomeçarem ou a continuarem a viajar muito de bicicleta.

Pois quem vai de bike é feliz e sabe.

Fonte: ESPN Brasil, 10/11/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: