Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Pedalando e Aprendendo entrega certificado de curso de montagem e reparos de bicicletas

Mais de 300 estudantes do ensino médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede estadual de ensino que participam do Programa Pedalando e Aprendendo receberam o certificado de participação do curso de montagem, manutenção e reparos de bicicletas, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado, o Fussesp. O evento contou com a participação da primeira-dama Deuzeni Goldman, que também é presidente do Fundo.


O programa consiste na arrecadação de bicicletas e capacetes de segurança novos e capacitação profissional. O eixo Pedalando, como é chamado, consiste em doar bicicletas para alunos com idade entre 11 e 14 anos da rede estadual de ensino dos municípios paulistas, com situação socioeconômica menos favorável e população de até 5 mil habitantes com baixo IDH. O eixo Aprendendo consiste em capacitar jovens acima de 16 anos e seu objetivo é ampliar oportunidades para o exercício sustentado de atividades geradoras de renda.


Para ganhar a bicicleta, o aluno tem de estar matriculado em escolas públicas de regiões carentes de pequenos municípios do Estado, cuja renda familiar é de até um salário mínimo. É preciso comprovar freqüência escolar acima de 80% como condição para participar. Outra regra para receber a doação da bicicleta é o desempenho progressivo, comprovado por critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação.


O Pedalando e Aprendendo é uma iniciativa do Fussesp em parceria com a Secretaria da Educação e existe desde 2007. Quatro turmas já concluíram o curso de capacitação. O eixo Pedalando já repassou, mediante doação, 2.018 bicicletas e capacetes de segurança para alunos de 27 municípios do interior paulista. O eixo Aprendendo já capacitou mais de 1.100 alunos de mais de 30 municípios do interior paulista, da Grande São Paulo e Capital.

Fonte: Jornal O Serrano, 25/11/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: