A disputa de ciclistas e motoristas por espaço nas largas ruas e avenidas de Boa Vista contribui para o aumento do número de acidentes de trânsito da cidade. De acordo com Diagnóstico Municipal Integrado sobre transportes elaborado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), o relevo de Boa Vista favorece o uso de bicicleta como meio de transporte. Porém, a cidade ainda é carente de ciclovias apropriadas.
Com a construção de ciclovias na capital, a população seria beneficiada por utilizar um meio de transporte de baixo custo e alternativo e, em tempos de responsabilidade social, a não poluição causada pelas bicicletas é mais um ponto para Boa Vista.
Desde 2007, há um projeto de lei de autoria do senador Augusto Botelho junto ao Ministério das Cidades de repasse de verba para a construção da ciclovia em Boa Vista. Seriam 29 quilômetros destinados ao uso de ciclistas nas principais vias da cidade.
Até então, há apenas um projeto feito pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) em dezembro de 2009, que contempla mais de dez quilômetros de avenidas como Ataíde Teive, Mário Homem de Melo, Centenário, Princesa Isabel e ruas de alguns bairros mais afastados da cidade, como Olímpico, Conjunto Cidadão e Senador Hélio Campos.
A construção da ciclovia deverá ser feita em três etapas. Segundo Samia Garcia, engenheira civil da SMOU, a pavimentação das ciclovias só pode ter início após a homologação do Ministério das Cidades e da licitação de uma construtora, que pode levar mais de seis meses.
“Por enquanto não recebemos nenhuma verba do governo federal para a construção das ciclovias”, disse Samia Garcia. A previsão de custo é de quase R$ 4 milhões.
Fonte: Folha de Boa Vista, 17/12/2010
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.
Com a construção de ciclovias na capital, a população seria beneficiada por utilizar um meio de transporte de baixo custo e alternativo e, em tempos de responsabilidade social, a não poluição causada pelas bicicletas é mais um ponto para Boa Vista.
Desde 2007, há um projeto de lei de autoria do senador Augusto Botelho junto ao Ministério das Cidades de repasse de verba para a construção da ciclovia em Boa Vista. Seriam 29 quilômetros destinados ao uso de ciclistas nas principais vias da cidade.
Até então, há apenas um projeto feito pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) em dezembro de 2009, que contempla mais de dez quilômetros de avenidas como Ataíde Teive, Mário Homem de Melo, Centenário, Princesa Isabel e ruas de alguns bairros mais afastados da cidade, como Olímpico, Conjunto Cidadão e Senador Hélio Campos.
A construção da ciclovia deverá ser feita em três etapas. Segundo Samia Garcia, engenheira civil da SMOU, a pavimentação das ciclovias só pode ter início após a homologação do Ministério das Cidades e da licitação de uma construtora, que pode levar mais de seis meses.
“Por enquanto não recebemos nenhuma verba do governo federal para a construção das ciclovias”, disse Samia Garcia. A previsão de custo é de quase R$ 4 milhões.
Fonte: Folha de Boa Vista, 17/12/2010
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.
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