Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Desafio Santander de Sustentabilidade apresenta resultado

Hoje o Santander apresentou o ganhador do Desafio Santander de Sustentabilidade. A Universidade Metodista, apresentou o Projeto Bixo Verde e venceu o Desafio Santander de Sustentabilidade. O grupo vencedor ganhou um curso de duas semanas sobre empreendedorismo na Babson College, em Boston, nos Estados Unidos, uma das escolas mais conceituadas sobre o tema no mundo. A bolsa de estudos oferece aos universitários ganhadores capacitação para empreender seus projetos, a possibilidade de enriquecer o currículo e obter uma experiência internacional.

Foram selecionadas cinco universidades finalistas entre os quase 300 projetos inscritos. Desde setembro, universitários de todo o país formaram grupos e enviaram ideias para colocar a sustentabilidade em prática em suas universidades. Os projetos são compostos por ações que devem gerar impactos econômicos, ambientais e sociais positivos, além de serem viáveis na sua faculdade e em outras instituições de ensino. O Santander apoiou os candidatos com treinamentos, materiais sobre sustentabilidade e oportunidade de interação com especialistas e executivos do banco.

Projeto Bixo Verde (Metodista) - O Projeto elenca ações e metas a serem cumpridas em todos os períodos do curso, levando à formação de líderes em sustentabilidade. Suas fases são: 1) Bixo Grilo: propõe o conhecimento do Projeto por meio do Programa Metodista Sustentável e das atividades acadêmicas e institucionais que contemplam a sustentabilidade; 2)Bixo Ativo: prevê parcerias com o setor público e privado da região para troca e ampliação de saberes; 3)Bixo Verde: visa a implantação e replicabilidade de práticas sustentáveis dentro e fora da instituição. A proposta se manterá viva através dos Bixos Verdes, que promoverão oficinas de sustentabilidade e palestras; projetos; ações sociais; mudança de atitude e aplicação dos conhecimentos adquiridos nos TCC’s.

O Desafio Santander de Sustentabilidade é um projeto conjunto entre o Espaço de Práticas em Sustentabilidade, o Santander Universidades, o Universia, e o Santander Caminhos & Escolhas (www.caminhoseescolhas.com.br), plataforma digital de orientação de carreira, voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional. O concurso faz parte de uma iniciativa desenvolvida pelo banco que visa a apoiar na inserção da sustentabilidade nas universidades, em todos seus processos educativos e de gestão, para formar profissionais-cidadãos e cidadãos-profissionais. [ www.caminhoseescolhas.com.br/votacao].

Os demais finalistas.: Ciclos (Faculdade Maurício de Nassau) - Criação de um núcleo de capacitação profissional e de conscientização socioambiental dentro da cooperativa (Pró-Recife), com recursos da cooperativa e da faculdade, e implementação de oficinas de criação. Para tal, a instituição divulga o projeto e mobiliza internamente alunos, professores e funcionários, disponibilizando recursos para a implementação do projeto e os certificando. Os alunos, sob orientação de um professor, desenvolveriam um projeto de implantação de um ciclo de capacitação sustentável integrando as diversas áreas do conhecimento: campanha de doação de livros na inscrição de vestibular para montagem de uma biblioteca comunitária. Com a orientação dos facilitadores, cooperativa e comunidade seriam capacitados e instruídos quanto ao mercado de trabalho e possibilidades de geração de renda. Os facilitadores, junto à cooperativa, teriam o papel de formar multiplicadores autogestores, ficando com o papel de, após a implantação, auxiliar, acompanhar e prestar suporte.

M2F – Sistema de Transporte Alternativo Sustentável (UFRJ) - A Universidade propõe um sistema alternativo de transporte interno público e gratuito por bicicletas projetadas especialmente para isto. Serão distribuídos pelo campus, centenas de bike docks com bicicletas ergonômicas prontas para o uso. É só pegar, usar e deixar em um bike dock. A bicicleta será projetada por estudantes e pesquisadores de Desenho Industrial da UFRJ, valorizando sua própria produção de conhecimento. Com uma cadeia de produção sustentável, o produto final seria duradouro e adequado ao sistema projetado, pois foi feito a partir de estudos específicos. Como conseqüência, a valorização do conhecimento, a redução de emissão de gases por ônibus e carros, a promoção da saúde e do bem estar, a economia de verba pública atualmente destinada aos ônibus internos, e, principalmente, a mudança social e cultural que isto promoverá ao gerar um transporte inclusivo, coletivo público e gratuito.

Subúrbio Sustentável – Permita-se (CEFET-RJ e UFRJ) - A ideia da permita-se é transferir estes conhecimentos em forma de uma empresa de viagens Junior localizada na universidade que aluga quartos em casas de família do subúrbio, próximos a transporte publico, para disponibilizá-los a turistas. As famílias são escolhidas pelos futuros profissionais levando em consideração documentos legais e aspectos psicológicos. Deles também recebem treinamento especializado em hospedagem, incentivando ate mesmo a uma nova profissão. Por cada hospedagem as famílias recebem 50% do pequeno lucro e a universidade os outros 50. O lucro que vai para empenho na universidade é usado para a compra e doação para a mesma de livros, eletrônicos e pequenos insumos. Os alunos são voluntários e funcionários da agencia .Isso gera desenvolvimento econômico, intelectual e social para famílias que fecham contratos com o mesmo e o aprendizado da sua profissão para os alunos participantes.

Tramas Sustentáveis – Costurando futuros sustentáveis (Faculdade SENAI SP – Vestuário) - Transformar as sobras de compras em processos e produtos sustentáveis, pois ocorreram pedidos de compras com super estimativa de uso. As sobras se acumularam sem cadastro, com a identificação prejudicada. Para evitar a deterioração da matéria-prima, a ideia é transformar sobras das compras, planejamento de estoque, modelagem, corte e costura, em produtos que tenham finalidade social. Desenvolver com a comunidade do entorno uma tecnologia a ser replicada, para fins de obtenção de renda. Promover o consumo e compras sustentáveis na IES. Visualização dos materiais do estoque, evitando compras desnecessárias. Redução dos custos e dos impactos ambientais. Subsidiar o setor de compras com critérios sustentáveis. Reuso e reciclagem. Difusão da consciência ambiental na comunidade acadêmica e do entorno. [ www.santander.com.br | twitter.com/santander_br | SAC 0800 762 7777 | Ouvidoria: 0800 726 0322].

Fonte: Portal Fator Brasil, 18/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: