Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Rede social brasileira constrói cidade com ideias de usuários

Já pensou em ter uma ideia inovadora sobre um espaço público, algum canto em sua cidade que precisa de mudanças? Agora é possível exercitar essa criatividade com diversas outras pessoas na rede social brasileira Cidade Colaborativa. Apesar do nome não ter tanto apelo, a proposta inédita vem ganhando adeptos, sobretudo entre arquitetos e engenheiros. A proposta é construir uma cidade em 3D através da internet.

A rede social foi ideia do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e entrou no ar na semana passada. O internauta pode criar seu perfil gratuitamente e escolher um dos 15 projetos em aberto para trabalhar. Cada projetista ganha uma função e fazem sugestões de melhorias para a obra, com base em um plano diretor, também colaborativo.

Quando ficar pronta, a cidade permitirá uma visualização em 360º num passeio digital por ruas e praças. Entre as novas ideias está o uso de bicicletas como táxi. Na grande parte dos trabalhos está presente a preocupação com o meio-ambiente, num exercício de imaginação a serviço de um mundo sustentável.

Depois de lançada a ideia, cada usuário faz considerações e ideias para melhorar a proposta. "Além de proporcionar ao usuário conforto e segurança, a utilização de meios de transporte que não utilize materiais fósseis vem a trazer a população um bem estar tanto no quesito de meio ambiente como a sua própria saúde", disse o criador da ideia das Bicicletas-Taxi, o engenheiro Sebastião Ribeiro Júnior.

Outra ideia para a cidade é um shopping com uso de permacultura, uso de práticas agrícolas, bioconstruções e elementos como barro e bambu. Teria também captação e filtragem da água da chuva. "A permacultura permitirá a criação de um modelo sistêmico de melhor aproveitamento para cuidado com a terra, cuidado com as pessoas e repartimento dos excedentes", disse o estudante de geologia, Mateus Cunha.

A Confea acredita que o site tem potencial de crescimento. No momento, cerca de 60 pessoas já se inscreveram e trabalham atualmente em 15 projetos cadastrados. O endereço é www.cidadecolaborativaconfea.com.br.

Fonte: JC Online, 17/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.


Nenhum comentário: