Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Jundiaí: PM só usará bicicletas após dia 15

O patrulhamento policial no Centro de Jundiaí é realizado, por enquanto, com viaturas ou a pé. As bicicletas, anunciadas como novidades para este fim de ano, serão utilizadas somente depois do dia 15, quando se encerra o treinamento dos policiais em São Paulo. A data marca a contagem regressiva para o Natal.

As quatro bicicletas foram doadas para a polícia em novembro, com o intuito de reforçar o patrulhamento das ruas do Centro no mês de dezembro.

Mesmo com o término do treinamento no dia 15, não há uma data definida para colocar as bikes nas ruas. Segundo o presidente do Conseg (Conselho de Segurança) Barão de Jundiahy, João Menandro, depois dessa data os policiais estarão aptos para exercer a função com o novo veículo.

A ideia é que os PMs pedalem durante o horário comercial, que neste mês vai das 9h às 22h para as compras de Natal.

Assim como as viaturas, a modalidade será permanente no Centro de Jundiaí.

À luz do dia
O pintor Marcos Camargo, 48 anos, prefere fazer as compras durante o dia. “Acho mais seguro, uma vez que você sai com os produtos nas mãos”, afirma. “Fazer isso durante a noite é dar sorte para o azar”.

Para Orides de Gouvea, gerente de uma loja de roupas na Barão de Jundiaí, nas proximidades da rua Coronel Leme da Fonseca, quanto mais policiais estiverem nas ruas, mais tranquila ela fica. “O problema é que eles só ficam próximos à igreja [Nossa Senhora do Desterro] e pouco passam por aqui”, afirma.

Apesar do problema, a gerente diz que o movimento está grande em todos os horários. “Os consumidores estão comprando mesmo”.

Cuidados
Os policiais orientam que na hora de ir às compras, os consumidores devem ficar atentos às pessoas em volta. Mantenha todos os objetos pessoais, como carteira, bolsa, pochete e celular à frente do corpo, com a mão sobre o fecho.

Desconfie de esbarrões, evite mostrar a carteira em público e procure variar os horários e rotas.

Treinamento ensina a conduzir bicicleta
O treinamento dos policias vale para todas as funções, como voz de prisão, abordagem, armamento, além de operar a bicicleta, saber conduzir e entrar em lugares menos apropriados.

Cinco
É o número de policias que se candidataram voluntariamente para o treinamento. São quatro homens e uma mulher.

Policias usarão roupas adequadas
As bicicletas são adaptadas de acordo com o porte físico do policial. As roupas também são específicas: capacete, bermuda, camiseta e joelheiras.

Fonte: Rede Bom Dia, 08/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: