Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Por um Brasil mais amigo da bicicleta

Para quem não sabe, a bicicleta é um meio de transporte reconhecido pelas autoridades de trânsito brasileiras. Mas infelizmente, por muitas vezes, ela não é tratado como tal. Shoppings, mercados, até mesmo vários locais de estacionamento nas ruas não contam com bicicletários, e as pessoas acabam tendo que enjambrar e amarrar suas bikes em lugares inapropriados.

Inúmeras cidades europeias contam com ciclovias e sistemas de aluguel de bicicletas públicas distribuídos pelas ruas, processo esse que ajuda a aliviar o congestionamento de carros e contribui para o meio ambiente.

Em São Paulo, o projeto Use Bike, que funciona já há mais de um ano, tem serviço de empréstimo e estacionamento em 24 pontos da cidade, sendo que 15 deles são em estações de metrô. O difícil é conseguir pedalar em uma cidade que só tem 10,5 km de ciclovias, por exemplo.

Infelizmente no Brasil as coisas ainda estão um pouco atrasadas. Mas os benefícios que o uso da bicicleta traz, tanto para a saúde quanto para o planeta, são vários e essenciais. Se cada um começar a fazer sua parte as coisas podem começar a andar.

Um bom exemplo de iniciativa pró bicicletas é o blog Massa Crítica, que luta pelos direitos dos porto-alegrenses por um espaço mais amigo da magrela. Chegaram a criar até um abaixo assinado online que pede um trânsito mais humano na capital gaúcha.

Fonte: Blog Hipermercado Big, 15/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: