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Redução de custos atrasa bicicletários

A implantação das bicicletas para empréstimo à população que queira deslocar-se pela ciclovia em Sorocaba está atrasada por conta da redução de custos. Prevista para ser lançada neste ano, agora ela é prometida apenas para 2010 e em proporção inferior ao que foi divulgado em 2009. O lançamento do serviço agora previsto para o primeiro semestre do ano que vem já havia sido prometido para 2010. Em 2009 o presidente da Urbes, Renato Gianolla, falou em cerca de 50 bicicletários públicos (pontos de empréstimo das bicicletas). Em maio deste ano o próprio prefeito disse que seriam 20 e recentemente Lippi passou a divulgar 13 bicicletários.

Cada bicicletário terá de dez a 20 veículos à disposição, de acordo com a demanda. Segundo o prefeito, como a utilização gratuita das bicicletas no Brasil é um processo, preferiu começar com uma estrutura menor para ampliar após ver na prática como deverá ser a manutenção, logística e substituição das bicicletas. Também alegou que a redução dos bicicletários ocorreu para evitar o risco de colocar a estrutura maior que a demanda e gerar um subuso. “Preferimos iniciar pelos pontos onde os estudos mostraram que a utilização será maior para depois crescer”, falou o prefeito.

Em maio deste ano Lippi anunciou que estava pronto um projeto de lei que até hoje não chegou à Câmara. Explicou nesta quinta-feira (02) que o atraso deve-se a um estudo para a redução de custos, já que antes, com 50 bicicletários, R$ 500 mil mensais eram calculados como insuficientes para manter o programa em funcionamento. Naquela ocasião estudava-se a permissão de alguma empresa para explorar a publicidade em pontos de ônibus e em contrapartida assumir os bicicletários. Agora, segundo o próprio prefeito, haverá a concessão de um novo serviço público em Sorocaba e a empresa que assumi-lo, ao invés de pagar à Prefeitura, fará a implantação e manutenção dos bicicletários.

Lippi declarou que já foram definidos os locais onde funcionarão os 13 bicicletários: Zona Norte, Zona Oeste e principalmente no Centro. Mas não informou em quais pontos exatamente. A definição foi por meio de pesquisa, levando em conta o trajeto onde as pessoas têm mais desejo de usar as bicicletas ou são trajetos potencialmente mais utilizados pela população. Apenas os portadores dos cartões utilizados nos ônibus da Urbes poderão usar as bicicletas. Quem não faz uso hoje do transporte público e desejar emprestar as bicicletas terá que providenciar o cartão. “É a coerência para ter o transporte integrado e isso acabou reduzindo os nossos custos porque as informações dos usuários estão no cartão social”, disse Lippi.

Não revelou qual será o custo por bicicleta, mas disse que o mais caro será um controle eletrônico de posicionamento para que a localização de cada uma delas seja monitorada. Lippi pretende adotar a mesma bicicleta que está sendo utilizada no México e em Londres (Inglaterra). “Tinha experimentado no Rio de Janeiro mas achei que a qualidade em Londres e no México são bastante superiores em conforto e resistência”, afirmou. Segundo ele, além de muito confortáveis pareceram bastante seguras e mais fáceis para trocar a marcha em qualquer velocidade, sem que ele tivesse percebido o risco da corrente se soltar.

Ciclovia

O prefeito prevê que até 2012 a ciclovia em Sorocaba ultrapasse os cem quilômetros (km) planejados, podendo chegar a 120 km. Citou que no momento está ampliando na avenida Ipanema e Armando Pannunzio. Estão previstos mais 33 km pelo Sorocaba Total e no novo parque onde haverá o megaplantio no domingo. “E tem outros trajetos que estão sendo aprovados para o centro da cidade”, disse Lippi.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul, 03/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

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