Desde 2009 a Urbes Trânsito e Transporte iniciou estudos para a implantação das bicicletas públicas. “São 13 pontos já definidos. Vamos dar maior possibilidade de locomoção para as pessoas com uma alternativa sustentável”, aponta o prefeito. Os pontos em que a população poderá retirar as bicicletas se concentram nas zonas norte, oeste e centro, a partir de estudos de trajetos elaborados pela Urbes. São cerca de 10 bicicletas em cada ponto.
Concessão
As bicicletas devem entrar em operação no ano que vem. Por enquanto, a fase é de elaboração de edital para o chamamento de empresas interessadas no projeto de mobilidade.
Os modelos mais resistentes e os acessórios que compõem o equipamento também foram objeto de estudo e constituem a parte mais onerosa do projeto.
Conhecida pelo investimento no transporte alternativo, Sorocaba dá um passo importante até 2012, somando mais de 100 quilômetros de ciclovia ligando praticamente todas as regiões da cidade. Só na obra do Sorocaba Total, que prevê a construção de novos acessos, são 33 quilômetros. A área onde se realiza o meplantio, no domingo, também deverá receber mais dois quilômetros de ciclovia, além de avenidas importantes como Ipanema e Armando Pannunzio. “A implantação na área central é a mais complicada. Não é fácil conciliar o trânsito com as bicicletas”, avalia Lippi.
Usuários terão acesso às bicicletas públicas com o uso do cartão da Urbes
O cartão social da Urbes Trânsito e Transporte será o passaporte do usuário para o acesso às bicicletas públicas. Na prática, o cartão deve liberar uma unidade que será devolvida em outro ponto da cidade. Estudos ainda em andamento devem mostrar o melhor sistema e tecnologia para que o processo funcione corretamente.
O uso do cartão também é uma forma de unificar o acesso ao transporte público em Sorocaba, mostrando que a bicicleta também integra o sistema como prevê o Plano Cicloviário da cidade.
Durante sua apresentação na Bicicultura 2010, o prefeito Vitor Lippi lembrou da importância do uso da bicicleta como equipamento de saúde. A partir de diretrizes como Cidade Saudável e Cidade Educadora, Lippi destacou à platéia com cerca de 130 pessoas, vindas de várias parte do país, que as cidades devem combater o sedentarismo e transformar os espaços públicos em promotores de saúde, seja com a criação de ciclovias, seja com a construção de novos parques.
Prêmio pelo transporte alternativo e não poluente
A malha cicloviária de Sorocaba garantiu à cidade, em 2009, um reconhecimento especial dentro do Selo Verde Azul, prêmio conferido anualmente pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
65 quilômetros de ciclovias já existem em Sorocaba, implantadas em várias regiões.
Por toda a cidade
Identificadas pela cor vermelha, as ciclovias já se espalham por toda a cidade, sobretudo em avenidas importante e de grande fluxo de veículos, como Dom Aguirre, Paulo Emanuel de Almeida, Camilo Júlio, Wasghinton Luiz e Bento Mascarenhas Jequitinhonha. O Bicicultura.
Veja trechos da palestra de Lippi no evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário