Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Ciclistas deverão emplacar bicicletas em cidade de SP

A prefeitura de Pontal, no interior de São Paulo (a 40 km de Ribeirão Preto), informou nesta quinta-feira que todas as bicicletas que circulam na cidade deverão ser emplacadas a partir do dia 10 de fevereiro. O objetivo da medida é garantir mais segurança ao trânsito. "Pontal é uma cidade plana, o que favorece o uso das bicicletas. O que precisamos é organizar o trânsito", disse o prefeito Frederico Venturelli Júnior.

A cidade de 40 mil habitantes possui cerca de 20 mil bicicletas. De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, os ciclistas terão um custo de R$ 5 para realizar o emplacamento. O serviço será feito na Delegacia de Polícia da cidade e os proprietários deverão apresentar cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e nota fiscal da bicicleta.

Segundo o órgão, a fiscalização das infrações será feita pela Polícia Militar, Guarda Municipal e pelos agentes de trânsito. Nos primeiros três meses serão feitas advertências. Depois, em caso de infração, as biciletas serão recolhidas e liberadas mediante o pagamento de multa. O valor não foi divulgado.

O departamento disse que a fiscalização terá como objetivo autuar o ciclista que transitar na contramão, avançar o sinal fechado e pedalar sobre calçadas ou praças.

Fonte: Terra, 20/01/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: