Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Londrina terá novas ciclovias até o mês de abril

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) anunciou nesta quarta-feira (26) a aquisição de verba para a viabilização de 9 km de ciclovias na cidade. A medida faz parte do Plano Diretor Cicloviário e vai contemplar o centro-sul, em regiões próximas ao Lago Igapó I. O recurso para a execução da obra é de R$ 1.061.000 provenientes do Ministério do Turismo. O prazo de execução é até abril deste ano.

Cristiane Biazzono Dutra, gerente de trânsito do IPPUL, explicou que a obra será licitada em duas etapas. A primeira, que representa 40% do valor total, será para a construção de 3,3 km de ciclovias consideradas em áreas de lazer. "A ideia é trabalhar em cima do nosso maior cartão postal da cidade. Teremos ciclovias entre a barragem e o Zerão, em trechos das avenidas Amintas de Barros e Higienópolis, Almeida Garret e Harry Prochet", conta.

Os outros 60% do recurso são referentes a 6 km ao longo da avenida Saul Elkind. "Essa obra atenderia diretamente os ciclistas trabalhadores". Segundo informações do Ippul, cerca de 6% dos londrinenses vão da casa para o trabalho de bicicleta, outros 25% vão a pé e 38% fazem o percurso de ônibus.

Pesquisa realizada pelo Ippul em 2006 apontou que os entrevistados usam a bicicleta como transporte entre a residência e o trabalho, percorrem distâncias entre 2 e 10 km, em viagens de até meia hora. "Os entrevistadas justificaram dizendo que o meio de transporte é extremamente barato, mais acessível para aquisição e de fácil manutenção, além de não ser poluente e saudável, o que justifica a implantação de novos espaços".

De acordo com a gerente de trânsito, a execução da obra deve ocorrer até abril deste ano. " É um esforço grande trazer recursos para a cidade, já que nem todas são contempladas em programas federais como este. Caso não apareçam interessados novamente vamos perder a verba", contou.

"Estamos fazendo um apelo, pois na última concorrência que foi aberta no ano passado não tivemos a apresentação de nenhuma empresa", lamentou.

Cristiane acredita que os setores da construção civil e pavimentação tenham se preocupado mais com outras obras e aproveitado o momento de aquecimento da atividade, deixando de lado o campo de ampliação da infraestrutura da cidade. "O valor do recurso é considerável, é preciso atrair a atenção das construtoras".

Fonte: O diário, 26/01/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: