Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Valorizando o uso da bike

O que fazer diante de tantos veículos nas cidades? Uma opção seria andar de bicicleta, além da questão de melhor mobilidade, faz bem a saúde do ciclista e dos cidadãos.

Os veículos emitem 28,1 milhões de toneladas de poluentes por ano, segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), sendo o automóvel o que mais emite poluentes no ar. Essa deterioração do meio ambiente resulta na redução da expectativa de vida das pessoas, devido aos efeitos nocivos da poluição, inclusive a sonora e o estresse.

Em Aracaju, está aumentando o número de ciclistas, nós temos hoje 56 Km de ciclovias, alguns bicicletários públicos e outros em empresas e instituições que também oferecem infra-estrutura com instalações de banheiros e vigilância.

Vejo muitos trabalhadores da construção civil, geralmente às 17 horas, voltando para casa de bike e noto também pessoas de outras classes alternando-a com o carro, num movimento de consciência ambiental.

Existem vários grupos que descobriram o bem-estar em pedalar e se reúnem em busca de entretenimento e de uma vida saudável. São eles: Aracaju Pedal Livre, Pedal Suado, Bicicletada Aracaju, Zuandeiros, entre outros.

Encontrei um colega que utiliza uma alternativa mais sustentável e eficaz para amenizar o caos dos engarrafamentos, poluições e estresses. Ele é socialmente correto: utiliza a bicicleta como meio de transporte e incentiva os colegas do Tribunal de Justiça a fazerem o mesmo. Eurico Bartolomeu Ribeiro Neto só vê vantagens quando pega sua bike, seu capacete e sua mochila e vai rumo ao Fórum Gumersindo Bessa para mais um dia de trabalho.

“Há benefícios para todos. Sinto-me bem em diminuir o estresse e a poluição do meio ambiente. Observo melhor a cidade, pedalo mais devagar e me exercito. É mais barato dar manutenção em uma bicicleta, gasto menos gasolina, diminuo a superlotação de carros, tenho facilidade em estacionar e, muitas vezes, é até mais rápido e seguro chegar em certos locais”, enumerou Eurico.

Ele é bacharel em Direito pela UFS e foi o primeiro colocado no vestibular para o curso de Letras da mesma universidade, trabalha no TJ como técnico Judiciário na 3ª Vara Criminal, onde ingressou por meio de concurso público no ano de 2004.

A mãe dele, Maria Cristina Araújo Ribeiro é Analista Judiciário do TJ e diz sentir-se muito orgulhosa e gratificada por esse filho estudioso e voltado a questões sociais. Eurico aproveitou o bate-papo para conclamar os colegas a usarem a bicicleta como meio de transporte. Ele sugeriu que o Poder Judiciário incentive o uso da bicicleta, oferecendo infra-estrutura necessária, como vestiário adequado com chuveiro.

Como bom esportista, Eurico presenteou a namorada Alana com uma bicicleta para fazerem passeios juntos. Sua alimentação é saudável, adota frutas e verduras como alimentos básicos. Ele destacou ainda que uma boa pedalada traz bem-estar à mente e ao corpo, sem contar com o benefício da preservação do meio ambiente. Como ele mesmo escreveu em uma de suas crônicas: “Se todo mundo revezar entre carro e bicicleta, as v(e)ias descongestionarão”.

Fonte: Infonet, 25/01/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: