Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Bicicleta, o veículo do Litoral

Seja morador ou turista, esteja em Morretes ou Caiobá, o veículo oficial do Litoral é a bicicleta. Ela predomina nas ruas e lota os bicicletários - abundantes pelas ruas e em frente aos principais pontos de comércio. Vale usar para o exercício à beira-mar, para levar as compras e até para carregar o cachorro dentro da cestinha.

Quando vem para Matinhos visitar a avó, o pizzaiolo Elder Rodrigo Alves, de Jaraguá do Sul (SC), prefere usar a bicicleta, que empresta dela para se locomover. “A cidade é pequena e plana, isso facilita. Sempre estou indo para algum lugar ou andando para me distrair. Quando tem muita gente na cidade, também é bom para fugir do trânsito”, afirma.

A bike mudou os hábitos do casal Jussara Castro Araújo e Miguel Ernesto Araújo. Antes de migrarem de Curitiba para Matinhos, há dois anos, jamais imaginavam que era possível usar a bicicleta para quase tudo. Tanto que nos 25 anos que moraram na capital, não tinham o hábito de andar de bicicleta nem no parque. “Adotamos inicialmente apenas para fazer alguma atividade física e agora mal pegamos o carro”, afirma Jussara.

O casal usa as bicicletas que estavam paradas em casa, que na realidade eram dos filhos quando eles ainda eram adolescentes. Jussara e Miguel vieram morar no Litoral por orientação médica, já que ele tem doença pulmonar obstrutiva crônica, patologia que diminui a capacidade respiratória. “Quando começamos, não conseguia ir nem até a metade da Avenida Atlântica. Hoje vou e volto mais de uma vez por dia e quase não preciso usar bombinha para ajudar na respiração”, diz Araújo. Todos os exames de rotina de ambos melhoraram.

Apesar dos benefícios que a bicicleta traz, são necessários alguns cuidados para que os percursos não tragam sustos. De acordo com a professora e doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Birgit Keller, é preciso realizar avaliação física mesmo antes de começar as pedaladas despretensiosas pelo calçadão.

O ideal é procurar um médico cardiologista para ver se o coração está em ordem. “Se você não sabe as condições cardíacas, um exercício, mesmo que leve, pode até levar a um enfarte, dependendo das condições que você se encontre”, ressalta Birgit.

Quem não pratica atividade física regularmente deve começar aos poucos, pedalando em terreno plano e sem ultrapassar 30 minutos. Também deve usar marchas com menos carga e aumentar 10 minutos a cada duas semanas.

A vantagem da bicicleta, segundo a professora, é a melhora do condicionamento físico geral que ela proporciona, além da ativação do sistema cardiovascular e perda de peso por ser exercício aeróbico. “Também possibilita um fortalecimento muscular dos membros inferiores, melhora do sono e reduz o estresse”, enumera.

Manutenção

O mecânico de bicicletas e proprietário da Marander Bikes, Anderson Cristian Ribeiro, salienta que é necessário verificar as condições da bike antes de ir com ela para a rua. Cheque se os pneus estão cheios, teste os freios e eixos e passe óleo na correia. “É igual revisão de carro. Tem de ir em uma oficina especializada periodicamente.”

Ribeiro orienta a deixar a bicicleta sempre limpa, principalmente no Litoral. “A areia corrói a estrutura de ferro. Por isso é bom lavar e passar um spray anti-ferrugem.”

Como pedalar

Veja algumas dicas da professora de Educação Física Birgit Keller para aumentar o rendimento e a segurança na hora de andar de bicicleta:

- Use os dois freios juntos. Isso diminui o impacto. Usar somente um pode deslocar mais o corpo, machucando a coluna.

- Ajuste a altura do banco. A medição é feita da seguinte forma: fique em pé ao lado da bicicleta. O banco deve ficar na altura do quadril.

- Não deixe os joelhos totalmente esticados na pedalada.

- Segure o guidão com firmeza e mantenha os braços não tão esticados. A coluna fica levemente inclinada para frente. Essa postura evita sobrecarga nos ombros e no pescoço.

- Alongue-se antes e depois do exercício. Concentre-se no corpo todo, não somente nas pernas.

Fonte: Gazeta do Povo, 23/02/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: