Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Grupo de designers incentiva a construção da bicicleta própria

nadabike

Inspirados pela cultura do uso da bicicleta em cidades como Copenhague e Amsterdã, na Holanda, um grupo de designers criou um coletivo de bicicletas chamado Nada Bike. Eles agem sob a filosofia de que o mais simples é o melhor e "menos é mais".

As pessoas que participam do Nada Bike acreditam em menos carros, menos combustíveis, menos fumaça, menos tinta, menos câmbio, menos lycra e menos gordura. No lugar disso eles escolheram mais independência, mais saúde, mais liberdade, mais sustentabilidade, mais "faça você mesmo" e mais diversão.

O grupo começou em 2009, com o Projeto M, mas logo passou a acolher mais pessoas. Os interessados em participar compravam um cartão-membro em forma de quadro de bicicleta. Com isso, eles podiam montar sua própria bike com o material que desejassem. Muitos utilizaram partes de magrelas quebradas da própr

nadabike1

ia garagem ou de mercados de pulgas e, dessa forma, cada um construía o seu próprio meio de transporte sustentável.

Agora o projeto se desenvolveu e, junto com o Bamboo Bike Studio, os designers adquiriram conhecimento para construir quadros de bicicletas feitos de bambu de florestas do estado do Alabama, nos Estados Unidos, onde fixaram um laboratório.

Com a utilização do bambu a ideia ficou ainda mais sustentável. Além da matéria-prima ser natural, ela gera uma grande quantidade de biomassa por hectare e realiza sequestro de carbono enquanto cresce.

nadabike2

nadabike3

Carta da Terra

O ideal defendido pelo grupo Nada Bike é uma das bandeiras levantadas pela Carta da Terra, um documento que preza pela integridade do planeta. No sexto parágrafo fala-se da adoção de padrões de consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário. Confira o documento completo no EcoD.

Fonte: Ecodesenvolvimento, 01/02/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: