Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Mais uma ciclovia é inaugurada em Salvador

Foi inaugurada neste sábado em Salvador mais uma ciclovia com cerca de 15 Km de extensão.

“Equipamento pra melhorar Salvador eu acho que isso é legal, porque todo mundo tem acesso, o negro, o branco, o pobre, o rico, eu acho que isso traz uma socialização das pessoas, nessa orla maravilhosa, com esse vento gostoso, essa brisa do mar”, avalia Charleston Soares, empresário.

O prefeito João Henrique também pedalou. “Passeando de bicicleta, inaugurando a nova ciclovia, de Placafor a Itapuã, completamos agora cerca de 20 Km de ciclovia de orla marítima. Uma orla marítima nova, iluminada de noite”, destaca o prefeito João Henrique.

Com a inauguração da nova pista, agora são cinco ciclovias em Salvador. As outras ficam no Bonocô, na orla de Amaralina e Pituba, no Imbuí e na suburbana, no trecho do Lobato. Isso sem contar os projetos que estão sendo feitos para outras áreas da cidade.

E não é só para o lazer, porque a bicicleta também é um meio de locomoção. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revela que 7% dos brasileiros, em média, usam a bicicleta como o principal meio de transporte.

A região sul é a que menos usa: 2%. Já no nordeste, o número sobe para quase 18%. Em Salvador, onde o trânsito está cada vez mais complicado, andar de bicicleta é uma boa opção. Além disso, tem outro dado, lembra o professor de educação física.

“Uma atitude simples, que leva grandes benefícios à população em geral, com um custo muito baixo e que promove saúde geral à toda a população. O combate à obesidade é um dos principais benefícios para quem anda de bicicleta, porque ao combater a obesidade, você evita outras patologias crônico degenerativas, como diabete, hipertensão, cardiopatia, alguns tipos de câncer, artrose”, observa Vinicius Galvão, professor de educação física.

“A ciclovia é fundamental para o ciclista que anda em Salvador. Queremos que essa ciclovia invada Salvador com firmeza”, espera Jorge Guerreiro, eletricista.

Fonte: BA TV, 29/01/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: