Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Pedalada por encantos rurais

Quem gosta pedalar e contemplar belezas naturais não pode deixar de fazer o Circuito do Piraí, com 39 quilômetros. O projeto será lançado pela Fundação Turística e pela Fundema hoje de manhã. A ideia é oferecer um roteiro para cicloturismo. É o primeiro trajeto sinalizado e mapeado da região.

O lançamento oficial ocorre em uma das propriedades que oferece café rural para a turma da pedalada, a família Roos. No circuito, os Roos são os últimos a serem visitados.

O trajeto todo – com saída e chegada no Pórtico da 15 de Novembro – passa pela Estrada Blumenau, Estrada do Salto 2, Serrinha e Estrada Comprida. A maior parte do trajeto é de estrada de chão batido e tem como cenário mata altlântica quase intocada, rios, pontes de madeira, morros e a calma na vida rural de Joinville.

A reportagem do “AN” e outras 32 pessoas do grupo de pedal da Turnes Bike já percorreram o circuito. Por causa das chuvas dos últimos dias, as pedras na estrada dificultaram o caminho.

Segundo o coordenador de turismo em áreas naturais da Fundação Turística, Vinicius Boneli Vieira, já foram colocadas as 17 placas de sinalização e há seis pontos de apoio montados. “Os ciclistas podem parar, apreciar a natureza e conhecer as propriedades rurais, com diferentes atividades”, diz.

Boa parte do grupo sentiu dificuldade em localizar as placas. Alguma delas estão em locais que dificultam a visualização. “A ideia é bem legal. Vale a pena incentivar, mas dá para melhorar algumas coisas. Em cada ponto onde estão as placas, por exemplo, dá para colocar um mapa de localização dizendo ‘você está aqui’”, sugere o empresário Cleiton Castelhano, de 28 anos. Segundo o coordenador de turismo da Fundação, ajustes devem ser feitos ainda no primeiro semestre. Um grupo está conversando com ciclistas para ver o que pode melhorar.

Como o trajeto é longo, é importante fazê-lo em grupo ou com um carro de apoio. “É bom não vir despreparado. Qualquer um pode fazer esse trajeto, mas é preciso um pequeno treino antes”, diz a coordenadora do grupo, Alexsandra Turnes Souza.

Fonte: A Notícia, 26/02/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.


Nenhum comentário: