Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Ciclistas protestam no Lago Igapó

Um grupo de ciclistas se reuniu no final da tarde de ontem para protestar pela falta de segurança na ciclovia que circunda o Lago Igapó 2, depois que um motorista quase atropelou alguns deles no último sábado. Eram quase 16 horas quando o motorista que dirigia uma caminhonete de cor bordô invadiu a ciclovia pela Avenida Higienópolis, na ponte sobre a transposição entre os dois lagos e quase atropelou seis ciclistas que esperavam por colegas para uma pedalada mais longa. O motorista não foi identificado, mas um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil por “direção violenta”. Imagens foram registradas e podem ajudar a elucidar o caso.


Ao passar por dentro da ciclovia, o motorista arrancou duas ‘tartarugas’ de divisão de pista e uma delas atingiu a perna esquerda do representante comercial Caio Blanco, 45 anos. Ele conta que o motorista viu o grupo e tocou a caminhonete em cima, pois chegou a buzinar e em seguida retornou à pista de rolagem pela Higienópolis em direção à Avenida Madre Leônia. “Estávamos esperando o restante do grupo quando, de repente, o cara entrou na ciclovia e veio para cima da gente. Ele estava vendo todos e fez por graça, pois chegou a buzinar. Queremos identificar o cara e que ele seja punido por isso”, disse.

Ciclista profissional por muitos anos, Luciano Pagliarini, é solidário aos colegas e lembra que muitos casos de desrespeito já ocorreram. Ele espera que as pessoas tenham mais consciência que um ato como esse pode acabar ferindo e até mesmo matando um ciclista. Ele cita o caso ocorrido na última sexta-feira em Porto Alegre, quando um motorista atropelou 24 ciclistas durante uma passeata. “Já tive vários casos de desrespeito durante treinos na estrada, com gente arremessando coisas”, disse.

Ciclista nas horas vagas, a advogada carioca Luciana Reis se juntou aos colegas no protesto de ontem, pois já sofreu com desrespeito de motoristas e até mesmo de pedestres que usam erradamente a ciclovia ao redor do Lago Igapó 2. “A segurança deveria ser reforçada aqui. Já escapei de assalto e constantemente tenho que desviar de corredores e pedestres na ciclovia, apesar de uma placa enorme explicar que o local foi feito para bicicletas apenas.”

O capitão Nakamura, do Corpo de Bombeiros, disse de acordo com a legislação nacional de trânsito, o carro precisa respeitar o veículo menor, no caso, bicicleta. “É comum vermos a falta de paciência dos motoristas com o ciclista. E sempre alertamos os ciclistas, que mesmo sendo um meio de transporte contemplado pela legislação de trânsito, é preciso ter muito cuidado.”

Fonte: Gazeta Maringá, 02/03/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: