Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

De bicicleta pela Europa

Quem adora pedalar, vai adorar esta idéia, o Hotéis.com sugere aos viajantes as melhores cidades europeias para andar de bicicleta, nas quais a utilização deste meio de transporte não só é possível como está muito facilitada. Entre as melhores cidades para se passear sobre 2 rodas destacam-se Berlim, Copenhaga, Amesterdão, Barcelona, e Lisboa. Todas têm ciclovias controladas e uma forte cultura relacionada com a utilização de bicicletas, bem como as infra-estruturas necessárias.

Aliado a tudo isso, o Hotéis.com aproveita a oportunidade e sugere os hotéis mais verdes onde o viajante terá horas de puro relaxamento ecológico após uma saborosa viagem de bike!

* Barcelona

Actualmente contam-se cerca de 35.000 viagens diárias de bicicleta em Barcelona. Pela cidade encontram-se rotas especiais e definidas em específico para passeios de bicicleta, bem como diversos locais onde estas podem ser alugadas. O hotel sugerido é o Hotel Hesperia Tower que é ecológicamente correcto, é bioclimático, utiliza energias renováveis, tem instalações hidrotérmicas e aerotérmicas, bem como áreas fotovoltaicas.

* Lisboa

Lutando contra o mito de que as “sete colinas” poderão dificultar a utilização frequente deste meio de transporte, a cidade de Lisboa tem vindo a investir fortemente na instalação de ciclovias. Lisboa inclui já um percurso de 19 kms entre Belém e o Cais do Sodré, bem como vários kms entre Santa Apolónia e o Parque das Nações, e estão a ser preparados muitos outros percursos de ciclovia. A sugestão é o Hotel Solar do Castelo recebeu a certificação de Eco-Hotel, na sequência das suas boas práticas ambientais, entre elas o reduzido consumo de água, a opção por lâmpadas de baixo consumo e o sistema integrado de climatização e aquecimento de águas.

* Berlim

Berlim também é um paraíso para os ciclistas, não apenas pelo grande número de ciclovias mas também porque desta forma pode ver-se a cidade de outra perspectiva. Por toda a cidade se organizam “Bike Tours” nas quais diversos participantes passeiam em grupo com guias que lhes vão apresentando os diversos lugares e ícones da cidade. A sugestão é o BioHotel am Lunik Park, que oferece quartos confortáveis e refeições especiais elaboradas com ingredientes de agricultura biológica de alta qualidade.

* Amsterdan

Famosa pelo grande número de pessoas que utilizam este meio de transporte, registando-se cerca de 40% dos habitantes a utilizar a bicicleta diariamente. Proliferam por toda a cidade os negócios de aluguer de bicicletas, em que não só se alugam as bicicletas, como visitas guiadas nas mesmas e também mapas de percursos na cidade e fora da mesma. A sugestão fica para o Hotel Eden Lancaster, situado na área mais verde de Amesterdão, em frente ao Artis Zoo.

* Kopenhagen

Kopenhagen, onde existem ciclovias em quase todas as ruas principais e, nos locais onde não há ciclovias, os condutores respeitam os ciclistas. Na verdade, é mais rápida a deslocação de bicicleta do que de carro ou autocarro. As “citibikes” da cidade podem ser utilizadas de forma gratuita, com uma moeda de 20DKK que é devolvida à posteriori. A sugestão fica por conta Crowne Plaza Copenhagen. Este hotel é 100% verde, completamente neutro em CO2, o edifício certificado pela EU Green Building e é membro do UN Global Compact.

Fonte: Bigviagem, 10/03/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: