Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Cegos percorrem em bicicleta cidade mexicana de Guadalajara

Ciclistas cegos participam do evento Passeio às Cegas (Pac) pelas ruas de Guadalajara. Foto: EFE

Ciclistas cegos participam do evento Passeio às Cegas (Pac) pelas ruas de Guadalajara
Foto: EFE

Mais de 100 cegos participaram neste domingo de uma passeio de bicicleta organizado por grupos civis pelas ruas da cidade mexicana de Guadalajara, informou Bernardo Álvarez, o criador do projeto "Passeio às Cegas (Pac)". O Pac começou nesta cidade do oeste do país há um mês e já reuniu cerca de 120 participantes que passeiam em bicicletas duplas, disse Álvarez.

Enquanto os deficientes visuais pedalam, os voluntários têm a responsabilidade de guiar o veículo. O idealizador do projeto, que também não enxerga, disse que o objetivo deste passeio é dar aos cegos um espaço para se exercitarem na via pública.

"Para as pessoas com cegueira não existem locais de lazer, sempre há muitos impedimentos e discriminação. Acreditamos que é importante que haja um espaço onde possam se divertir saudavelmente e, além disso, praticar este esporte", acrescentou. Os passeios são realizados aos domingos dentro da Via RecreActiva, programa incentivado pela Prefeitura de Guadalajara para fomentar o uso de veículos não motorizados em mais de 25 quilômetros de ruas e avenidas.

O Pac facilita aos usuários as bicicletas duplas e os apoia com um voluntário para que as guie. Álvarez explicou que com este trabalho também pretende sensibilizar a população sobre esta condição, convidando-os a viver a experiência de pedalar com os olhos fechados.

O programa "Passeio às Cegas" surgiu na capital do país e foi reproduzido em outras cidades mexicanas como León, Monterrey, San Luis Potosí, Puebla e Guadalajara.

Fonte: Terra, 24/04/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: