Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Cane Creek otimiza projeto de componentes nobres para bicicletas com o SolidWorks

Com o objetivo de aprimorar a precisão e o tempo de desenvolvimento em seus projetos, a Cane Creek Cycling Components, famosa pelos seus headsets, - estruturas críticas de rolamento que prendem os garfos e guidões de uma bicicleta - está contando com o software da SolidWorks® para assegurar que seu departamento de engenharia funcione de forma tão harmoniosa quanto seus componentes. De acordo com Joshua Coaplen, Diretor de P&D da Cane Creek, a SolidWorks atende todas as necessidades dinâmicas de pesquisa e desenvolvimento da empresa. "A finalidade do nosso sistema de CAD é nos ajudar a projetar, analisar e fabricar peças de modo a reduzir custos e tempo de colocação no mercado. A SolidWorks nos permite realizar tudo o que a Cane Creek precisa alcançar em termos de automatização e desenvolvimento de produtos", afirma. A empresa, sediada na Carolina do Norte, EUA, introduziu na indústria de bicicletas o headset (AheadSet®) sem rosca, configuração dominante nas bicicletas bem fabricadas de hoje.
Desempenho inicial
Em 2004, ao se preparar para uma expansão ambiciosa em sua linha de produtos, a Cane Creek dedicou um tempo para avaliar objetivamente suas ferramentas de engenharia e decidiu adotar o SolidWorks ao descobrir que o software, além de fácil de usar, também era mais econômico, incorporava ferramentas de simulação integradas e era o software de projeto preferido de muitos fornecedores e clientes.
O software SolidWorks Simulation ajudou a Cane Creek a visualizar a deformação sofrida pelas vedações de borracha dos rolamentos e modificar seus desenhos adequadamente antes de produzi-los. Suas ferramentas de configuração permitem aos engenheiros automatizar peças de tamanhos diferentes a partir de um desenho básico de headset.
Resultados gerados
A Cane Creek conseguiu reduzir radicalmente o tempo e o custo do desenvolvimento de moldes de protótipos. Usando os recursos da tecnologia SolidWorks, como a análise de inclinação, a empresa pôde assegurar que o molde fosse adequado ao uso antes de sua usinagem. "Realizando um número maior de interações de design no SolidWorks, conseguimos cortar pela metade o número de moldes de protótipo exigido para cada peça. Além do custo menor, podemos economizar até 10 semanas de tempo de desenvolvimento", declara Joshua Coaplen. "O impacto global destes ganhos em produtividade é a redução de 15% no tempo de lançamento do produto."
Desde que implementou o SolidWorks, a Cane Creek aumentou em 30% a oferta de seu headset e ampliou sua linha de produtos de absorção de choques em 100%. "Conseguimos cumprir nossas metas de crescimento de produtos em parte porque o SolidWorks nos permite focar diretamente no projeto", comenta Coaplen. "Não estamos interessados em empenhar mais esforços para aprender sobre software. Queremos concentrar nossa atenção nos produtos que estamos tentando projetar, não nas ferramentas usadas para desenvolvê-los. A SolidWorks nos ajuda a alcançar esse objetivo".
Próximos passos
A Cane Creek planeja usar o software de comunicação técnica 3DVIA Composer™ da SolidWorks para criar rapidamente manuais de produtos animados e interativos para a Web. Os manuais interativos substituirão os atuais em papel visando aumentar a satisfação do cliente e reduzir as horas de suporte por telefone.
Segundo o engenheiro Jim Morrison, o software elimina muito tempo gasto atualmente na conversão de dados de engenharia para conteúdo pronto para publicação. "Vamos ficar com manuais melhores, clientes mais felizes, e engenheiros que, agora, podem gastar mais tempo no projeto", ressalta. A Cane Creek conta com a revenda SolidWorks autorizada TPM Inc. para treinamento, implementação e suporte contínuos de software.
Sobre a Dassault Systèmes SolidWorks Corp.
A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., uma empresa da Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY. PA), desenvolve e comercializa softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. A empresa é líder no fornecimento de tecnologia CAD 3D, oferecendo software intuitivo e de alto desempenho que auxilia as equipes de design e engenharia a projetarem produtos superiores.
No Brasil, a DS SolidWorks atua desde 1998 e conta com 14 revendas. Entre seus mais de 4.000 clientes regionais, destacam-se: Dedini, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Jumil Máquinas Agrícolas, Marcopolo, Petrobras, INPE, NUCLEP e WEG. A sede da companhia para a América Latina está localizada em São Paulo. Para obter mais informações, visite o site da empresa www.solidworksbrasil.com.br

Fonte: segs, 17/05/2011
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: