Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Conheça a bicicleta com LEDs que produz faixa de trânsito própria

Os artistas Vladimir Turner e Ondřej Mladý, cansados da falta de vias públicas destinadas para bicicletas na República Tcheca, decidiram resolver o problema por si próprios de maneira bastante criativa. Usando uma série de LEDs acoplados a uma bicicleta, elas criaram uma forma de construir suas próprias ciclovias portáteis.

O projetor desenvolvido mostra uma faixa em movimento constante que avisa veículos sobre a presença de um ciclista na rua durante a noite. Além disso, o acessório serve como uma fonte de luz adicional que traz mais segurança em áreas que possuem pouca iluminação pública.

Conscientização

Segundo os inventores, o objetivo da novidade é evitar acidentes e dar mais espaços para os ciclistas, que muitas vezes são deixados de lado durante o planejamento de novas vias. Atualmente, o projetor é colocado somente na parte frontal da bicicleta, mas nada impede que um aparelho semelhante seja colocado na parte traseira para garantir ainda mais segurança.

Atualmente, o dispositivo serve somente para uso pessoal dos dois artistas, e não há dados que comprovem sua eficiência na redução de acidentes de trânsito. Porém, não seria nada surpreendente se alguma companhia se interessasse pela ideia e, em breve, passasse a incorporar a novidade em suas bicicletas.

Fonte: TecMundo, 25/05/2011
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta
aqui.

Nenhum comentário: