Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Curitiba: Estacionamento para bicicletas vira piada nacional

Um estacionamento para bicicletas instalado na rua Comendador Macedo virou piada nacional nas redes sociais, desde que um usuário postou na internet a situação do local. O espaço reservado para a parada das bicicletas está pintada, sinalizada e até um barra metálica foi colocada com a finalidade de prender as bicicletas. A reclamação bem humorada é que, para deixar a bicicleta no local, os ciclistas têm que equilibrá-la de alguma forma.

Só a barra no chão, sem suporte para prender as bikes, não funciona, mostra pelas redes sociais o ciclista. A forma ideal para estacionar bicicletas são paraciclos ou pendurados em suportes. “Não é pra ser funcional. Aquele cano preso ao chão não ajuda em nada. É uma piada mesmo”, opina Jorge Brand, ativista da bicicletada em Curitiba, depois de ver o vídeo.

O que os ciclistas apontam é que nem todas as bicicletas possuem pezinho de apoio. E mesmo que tivessem, não são suficientes para o apoio dos equipamentos caso algum outro veículo ou mesmo pedestre esbarre nelas. A imagem seria pândega, apontam: como num dominó, se uma bicicleta caisse, todas as outras iriam ao chão.

“Precisamos mesmo é que o prefeito, secretários, vereadores e técnicos do Ippuc andem de bicicleta para ir ao trabalho pelo menos uma vez por semana, pra sentirem na pele a falta de estímulo pros ciclistas”, diz Brand.

A Prefeitura já tentou implantar bicicletários na Capital. Eram estruturas fechadas onde as bicicletas poderiam ser guardadas como num estacionamento comum. Houve uma licitação para a exploração do serviço, mas ninguém se interessou. Os espaços, atualmente, estão ociosos.

Uma das reclamações é que estes equipamentos não eram funcionais, já que não ficavam poróximos de estações-tubo ou shoppings, os locais apontados como corretos para se ter esse tipo de equipamento, já que atenderia quem utiliza a bicicleta para deslocamento alternativo. Em Curitiba, as ciclovias existentes servem mais ao lazer e não ao deslocamento diário.

Fonte: Bem Paraná, 09/05/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: