Só a barra no chão, sem suporte para prender as bikes, não funciona, mostra pelas redes sociais o ciclista. A forma ideal para estacionar bicicletas são paraciclos ou pendurados em suportes. “Não é pra ser funcional. Aquele cano preso ao chão não ajuda em nada. É uma piada mesmo”, opina Jorge Brand, ativista da bicicletada em Curitiba, depois de ver o vídeo.
O que os ciclistas apontam é que nem todas as bicicletas possuem pezinho de apoio. E mesmo que tivessem, não são suficientes para o apoio dos equipamentos caso algum outro veículo ou mesmo pedestre esbarre nelas. A imagem seria pândega, apontam: como num dominó, se uma bicicleta caisse, todas as outras iriam ao chão.
“Precisamos mesmo é que o prefeito, secretários, vereadores e técnicos do Ippuc andem de bicicleta para ir ao trabalho pelo menos uma vez por semana, pra sentirem na pele a falta de estímulo pros ciclistas”, diz Brand.
A Prefeitura já tentou implantar bicicletários na Capital. Eram estruturas fechadas onde as bicicletas poderiam ser guardadas como num estacionamento comum. Houve uma licitação para a exploração do serviço, mas ninguém se interessou. Os espaços, atualmente, estão ociosos.
Uma das reclamações é que estes equipamentos não eram funcionais, já que não ficavam poróximos de estações-tubo ou shoppings, os locais apontados como corretos para se ter esse tipo de equipamento, já que atenderia quem utiliza a bicicleta para deslocamento alternativo. Em Curitiba, as ciclovias existentes servem mais ao lazer e não ao deslocamento diário.
Fonte: Bem Paraná, 09/05/2011
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário