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PAC: Ministério avalia viabilidade dos projetos de Teresina

Técnicos do Ministério das Cidades assistiram nesta sexta-feira (20) à apresentação do projeto de Teresina para a aquisição de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento eixo Mobilidade Urbana (PAC Mobilidade). Teresina está inserida no grupo MOB 3 e tem possibilidade de executar projetos de até R$ 280 milhões - divididos entre Prefeitura (R$ 150 milhões) e Governo do Estado (R$ 130 milhões). O PAC Mobilidade é voltado para a melhoria da infraestrutura do transporte público coletivo e da capacidade de locomoção nos grandes centros urbanos brasileiros.

"As duas apresentações foram muito bem recebidas, estamos confiantes que os recursos serão liberados integralmente e logo. Esta foi uma reunião técnica para avaliar se os projetos estão enquadrados no que determina o Ministério", avalia o coordenador estadual do PAC, Mirocles Veras.

Segundo Mirócles Veras, essa foi a primeira apresentação dos projetos, que deverão ser debatidos mais detalhadamente entre PMT, Governo do Estado e Ministério das Cidades. "Ainda não houve uma definição. Em junho, haverá outra oportunidade para novas discussões", ressaltou. A expectativa é de que esse processo seja finalizado no segundo semestre desse ano e que os recursos sejam liberados no início de 2012.

O PAC Mobilidade faz parte da segunda etapa do PAC, que tem como objetivo atender à população de baixa renda, e é voltado para promover a integração do sistema de mobilidade das grandes cidades, além de qualificá-lo por meio do acesso amplo e democrático ao espaço de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável.

A proposta apresentada ao Ministério das Cidades pelo Piauí tem como objetivo interligar sistemas de transportes de baixo custo rodoviário, cicloviário e metroviário. O projeto prevê pontos de conexão entre ônibus e metrô, além de faixas exclusivas para ônibus em alguns trechos da cidade. A expectativa da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado é de que, com um sistema público de transporte barato e eficiente, seja reduzido de 20 a 25% o número de veículos individuais que viriam a circular na capital nos próximos anos.

Projeto piauiense é focado na intermodalidade

Atendendo a orientações do Ministério das Cidades e do Comitê Gestor do Plano de Aceleração do Crescimento eixo Mobilidade Urbana, o projeto apresentando pela Prefeitura Municipal de Teresina e o Governo do Estado tem como foco a intermodalidade do transporte urbano. A proposta prevê a interligação dos transportes rodoviário, metroviário e cicloviário na capital.

A prefeitura ficará responsável pela instalação de oito terminais de integração de ônibus coletivos; construção de uma ponte ligando o Dirceu Arcoverde (zona Sudeste) à avenida Gil Martins (zona Sul); construção de duas novas faixas para veículos na ponte Juscelino Kubitscheck e de uma passarela central para pedestres e ciclistas; implantação de 12 km de ciclovias; duplicação das avenidas Poti (Zona Norte) e Cajuína (Zona Leste) e prolongamento da avenida Raul Lopes até a avenida Presidente Kennedy, além de implantação de bicicletários nos pontos de integração. Já o Governo do Estado deverá investir R$ 130 milhões na melhoria da infraestrutura metroviária de Teresina, com construção de 2,5 quilômetros de linha férrea, terminais de integração, implantação de bilhetagem eletrônica, duplicação de linha, vedação, drenagem, construção de estação de passageiros, automação de passagens de nível e controle de movimento, sinalização da via, estacionamentos nas estações. A ideia é expandir o metrô até as proximidades do Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portela.

Fonte: 180graus, 22/05/2011
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

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