Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Portugal terá roteiro para bicicletas

É uma boa notícia para quem é adepto do BTT e cicloturismo: Portugal terá um roteiro para circulação de bicicletas. Este é o objectivo de Paulo Guerra dos Santos, que no ano passado percorreu 4.500 km pelo País para promover a mobilidade ciclável.

Segundo o Correio da Manhã, o projecto «Ecovias de Portugal» pretende sinalizar, em mapa e em GPS, as vias de reduzido tráfego automóvel ou só para bicicletas, onde se pode circular com bicicleta em segurança, e incorporar informações úteis, como números de emergência, oficinas de bicicleta e pontos de interesse turístico.

Depois de em 2010 ter percorrido 4500 quilómetros pelo País, Paulo Guerra dos Santos, de 28 anos, partiu ontem da Torre de Belém (Lisboa) para uma viagem a pedalar até Monsaraz.

O percurso ontem iniciado será a Ecovia nº 1. "Vou pedalar cerca de 200 quilómetros em seis dias, com paragens em Vila Franca de Xira, Coruche, Mora, Arraiolos e Évora. Por dia farei cerca de 30 quilómetros, está ao alcance de qualquer um", disse ao CM. Já tem reuniões marcadas com as autarquias por onde passará e com clubes de BTT, dos quais espera receber contributos sobre os melhores percursos. O objectivo é abranger todo o País em dois anos. Para avançar com o projecto, teve de recorrer a patrocínios. A bicicleta foi oferecida por uma loja e a empresa JP Sá Couto deu-lhe um computador Magalhães: "Vai dar jeito para registar e ocupa pouco espaço." A viagem até Monsaraz pode ser acompanhada em www.ecovias.pt.vu ou no Facebook, em ‘Ecovias de Portugal.

Fonte: Correio da Manhã / A bola, 22/05/2011
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.


Nenhum comentário: