Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Polícia Militar multa e recolhe bicicletas elétricas

A Polícia Militar está multando os condutores de bicicleta elétrica e recolhendo o veículo. Segundo o capitão da Polícia Militar Marcus Alexandre Moraes de Araújo a fiscalização é baseada na lei de trânsito, que define as bicicletas elétricas são comparadas às motos e, como tal, devem conter itens obrigatórios como retrovisor, farol e lanterna traseira, velocímetro e buzina. Até o momento, 16 pessoas foram autuadas.

Segundo o capitão, para circular sem esses itens, o condutor da bicicleta motorizada tem que ter uma comprovação de que o veículo não é um ciclomotor, que pode ser por meio de um documento do órgão de trânsito, uma decisão judicial ou uma perícia técnica de um órgão público. “Se a pessoa não me provar que aquele veículo abordado é não um ciclomotor eu considero como moto e se não tiver os equipamentos necessários e o licenciamento eu recolho para o pátio e multo”, afirma.

O condutor também deve ser habilitado e trafegar em velocidade máxima de 50 km/h.

O jardineiro Welton Santana foi um dos multados e teve a bicicleta apreendida por cinco dias. Ele comprou a bicicleta há nove meses por R$ 1 mil, sem saber que o seu uso era irregular.

Fonte: EPTV, 17/05/2011
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: