Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Enersud e Ampla promovem ações de sustentabilidade aos veranistas de Búzios

A parceria prevê instalação de bicicletas geradoras de energia elétrica e chuveiros movidos a energia solar.

A Enersud, empresa especializada no fornecimento de soluções em energia, fechou parceria com a Ampla, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica a Búzios, para demonstrar à população e visitantes do balneário como a energia elétrica pode ser gerada de maneira sustentável. Integrado ao projeto “Cidade Inteligente”, que está sendo desenvolvido pela Ampla em conjunto com a Prefeitura de Búzios, a ideia é aproximar o público de soluções simples que podem transformar os hábitos e a qualidade de vida no planeta. Serão instaladas três bicicletas que geram energia e três chuveiros movidos a energia solar.

As bicicletas ecológicas serão instaladas na Praça Santos Dummont, no centro de Búzios. Nesse mecanismo, a energia mecânica gerada pelas pedaladas se transforma em energia elétrica através de um sistema de alternadores, com tecnologia 100% nacional, desenvolvidos e patenteados pela Enersud. Um totem indicará a bicicleta que “produz” mais energia. Assim, serão promovidas brincadeiras com o público demonstrando qual “ciclista” consegue gerar mais. O público também poderá carregar a bateria dos seus celulares com a energia gerada pelas pedaladas.

“Optamos por uma bicicleta ergométrica para associar o esforço de geração de energia a uma atividade de condicionamento físico. Assim, tem-se um benefício duplo”, justifica o engenheiro Luiz Cezar Pereira, sócio-fundador da Enersud. “Esse sistema, em pouco tempo, será comum em academias e escolas. Mas, não seria absurdo pensar no uso em locais remotos, para gerar a energia básica. Duas bicicletas usadas por uma família, quatro horas por dia, permitiria armazenar 48 kwh/mês. Isso atenderia o consumo básico da família por um custo bem baixo”, explica.

Igualmente proveitosa à conjugação entre sustentabilidade e eficiência, as duchas movidas a energia solar antecipam o futuro nas praias de Geribá e Manguinhos. As bombas subterrâneas que captam água do lençol freático serão acionadas por painéis fotovoltaicos. Desta forma, dispensam combustíveis, energia elétrica convencional, reservatórios e tubulações para transportar a água. “Esse sistema é uma solução totalmente ecológica e sustentável, e oferece aos banhistas uma ducha de água doce e limpa”, observa Pereira.

A Ampla projeta a transformação de Búzios na primeira “cidade inteligente” do país. O projeto de smart grids (redes inteligentes) prevê novos sistemas de automatização da rede, que, segundo a concessionária, proporcionará uma economia de até 40% na conta de luz.

Fonte: Revista Fator, 17/02/2012

Nenhum comentário: