Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Mais de 650 pessoas pedem alargamento de horário de transporte de bicicletas no Metro

Mais de 650 pessoas pedem numa petição online o alargamento do horário de transporte de bicicletas no Metro de Lisboa para o período entre as 10:00 e as 17:00 dos dias úteis.

Pelas 17:00 de hoje, 670 pessoas já tinham assinado a petição "Pelo Alargamento do Horário em que é Permitido Transportar Bicicletas no Metropolitano de Lisboa".

Os signatários pedem que "seja alargada a permissão de transporte de bicicletas aos dias de semana no Metropolitano de Lisboa no horário entre as 10:00 e as 17:00 e a partir das 20:00".

Além disso, apelam a que se mantenha a permissão de transporte de bicicletas "sem custos acrescidos" durante todo o dia aos fins de semana e feriados.

Segundo o website oficial do Metro de Lisboa, apenas é permitido o transporte de bicicletas nas carruagens nos dias úteis após as 20:00 e aos sábados, domingos e feriados "caso não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros".

A empresa indica também que para transportar a bicicleta não é necessário adquirir título de transporte.

Os peticionários consideram que permitir o transporte da bicicleta "restrito apenas a um período - depois das oito da noite - impossibilita a utilização dos modos bicicleta e metro em ambos os movimentos pendulares", ou seja, nas deslocações diárias.

Recordam também que "na generalidade das cidades europeias - nomeadamente Londres, Madrid, Barcelona, Berlim - é permitido o transporte de bicicletas no Metropolitano fora das chamadas horas de ponta".

As quase 650 pessoas que já assinaram a petição recordam que as carruagens do Metropolitano de Lisboa, fora das horas de ponta, "têm na esmagadora maioria das vezes bastante espaço livre".

O texto da petição refere ainda que "a bicicleta é um meio de transporte eficaz para percorrer distâncias medianas (até cinco quilómetros)" e que "é consensual que a bicicleta é um meio de transporte eficaz em ambiente urbano, com inúmeros benefícios para os seus utilizadores e em especial para a qualidade de vida na cidade".

Os peticionários consideram ainda que "a questão da inter-modalidade entre a bicicleta e outros meios de transporte é extremamente importante no desenvolvimento de uma política de mobilidade ciclável na cidade".

A petição será entregue à administração do Metropolitano de Lisboa.

Fonte: diariodigital, 15/02/2012

Nenhum comentário: