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Bikes por empréstimo em Sampa

Um convênio entre a prefeitura de São Paulo e a iniciativa privada deverá colocar na cidade, em três anos, 3,3 mil bicicletas de aluguel. A inauguração do projeto depende somente da análise dos termos de cooperação já assinados pelo prefeito Gilberto Kassab. O Banco Itaú, um dos parceiros na iniciativa, deverá investir R$ 50 milhões neste período, colocando bikes na cor laranja em 300 estações espalhadas pela cidade.

Segundo a diretora de paisagem urbana da São Paulo Urbanismo, Regina Monteiro, o projeto piloto funcionará todos os dias, das 7 às 22 horas. As bicicletas serão emprestadas gratuitamente, porém, há restrição de tempo de uso. “Será possível utilizar as bicicletas por até meia hora; depois deste prazo, caso o usuário não troque ou devolva a bicicleta, será cobrada uma multa de R$ 5”, disse a diretora.

Os locais dos postos ainda dependem da aprovação da CET (Companhia de Engenheria de Tráfego), que definirá o percurso das ciclorrotas, mas a ideia é de que eles estejam separados por até 10 quilômetros de distância, para que o usuário possa trocar de bicicleta e não ter de pagar multa. De acordo com a diretora, cada uma destas estações tirará uma vaga de carro da rua.

Para conseguir pedalar pela cidade, será preciso fazer um cadastro pela internet no futuro website do programa. Caso tenha alguma multa, o valor será debitado diretamente no cartão de crédito do usuário, também declarado no cadastro. O novo sistema de São Paulo permitirá que turistas possam utilizar as bicicletas da cidade.

Para viabilizar o projeto, a Prefeitura firmou uma parceria com a iniciativa privada, que até agora conta com a adesão dos bancos Itaú e Bradesco (que deverá comprar 300 bicicletas na cor vermelha e fazer 100 estações de empréstimo). O investimento previsto, neste caso, deverá ser de R$ 7 milhões em três anos.

De acordo com Regina Monteiro, a Ambev também tem interesse em estampar a marca Guaraná Antártica nas bicicletas da cidade. Após os três anos do programa piloto, a intenção da Prefeitura é abrir uma concorrência para que haja um administrador exclusivo para as bicicletas de São Paulo.

Fonte: Terra da Gente, 13/03/2012

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