Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Projeto realiza cadastro e coloca selo em mais de 14 mil bicicletas

A força da bicicleta como meio de transporte começa a ganhar números, em Praia Grande. Em seis meses a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte cadastrou cerca de 14.200 proprietários de bicicletas no projeto Ciclista Cidadão.

A intenção da Prefeitura é mapear as bicicletas, através da colocação de um adesivo numerado no veículo, colado na lateral. No momento da identificação, o ciclista também recebe cartilhas educativas sobre boas maneiras no trânsito.

Interessados em se cadastrar devem ir à Av. Presidente Costa e Silva, 74, 6° andar, Bairro Boqueirão. É preciso preencher um cadastro que acompanha o material educativo.

Banco

Com esse levantamento, a secretaria vai formar um banco de dados a respeito dos ciclistas de Praia Grande. O trabalho possibilitará nortear ações voltadas para este público. Será possível, por exemplo, identificar os bairros com maior demanda de espaço reservado a ciclistas e apontar horários de pico do uso deste veículo, como os horários de entrada e saída nas escolas.

Os adesivos numerados foram confeccionados com material de alta aderência, reflexivo e indestrutível. “Além de identificá-los, os adesivos servem como elementos refletivos, tornando o veículo mais visível durante a noite, em dias de chuva e na neblina”, explica a chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito, Elaine Fornazieri.

De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, até 2009 a Cidade tinha 92.573 pessoas com bicicletas. Destas, estima-se que 60 mil a usem como principal meio de transporte.

Fonte: A Tribuna, 13/03/2012

Nenhum comentário: