Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Heloísa classifica como ‘safadeza’ impasse sobre ciclovias

A vereadora Heloísa Helena (PSol) utilizou a tribuna da Câmara, durante sessão ordinária nesta terça-feira (20), para fazer um apelo ao Executivo no que diz respeito ao crescente número de acidentes envolvendo ciclistas. Somente em Alagoas, 1.047 pessoas tornaram-se vítimas de colisões no decorrer de 2011 – quatro delas vindo a falecer. Heloísa classificou como “safadeza” o impasse envolvendo o Governo do Estado e o Município a respeito da construção de ciclovias na capital.

Em sua explanação, a vereadora citou o projeto de ciclovia na Via Expressa, que, conforme análise, tornou-se uma verdadeira “frustração”, tanto para a casa legislativa quanto para quem faz uso do transporte. “Todos os dias, famílias sofrem a angústia quando se despedem de jovens e adultos que se deslocam para o trabalho, percorrendo seu caminho bastante receosos. Se os motoristas de ônibus já possuem problemas cardíacos ao enfrentar um trânsito caótico como este, imagine os usuários da bicicleta. Como é que você vai fazer educação de trânsito desse jeito?”, questionou ao fazer menção a campanhas promovidas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em ruas e avenidas de Maceió.

A solicitação feita pela vereadora também contemplou comentários a respeito do acidente que vitimou a jornalista Márcia Shoo, atropelada por um caminhão próximo à Ponte da Flamenguinha, em São Luiz do Quitunde, no último domingo (18). A jovem – formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e assessora de imprensa do Centro Nacional de Folclore - participava de uma trilha, já na última ladeira, quando foi atingida pelo veículo.

“Depois de lutarmos tanto, junto ao Ministério Público, não podemos permitir que situações como esta ocorram com frequência. Como aconteceu com a jornalista, pode acontecer com qualquer um de nós. Quanto à Via Expressa, o político que achar emocionante pegar sua bike e andar pela pista, que faça bom proveito”, assinalou Heloísa, reforçando a necessidade de se construir a ciclovia na região, cujo projeto foi colocado no orçamento pelo terceiro ano consecutivo.

A vereadora encerrou seu discurso sobre os ciclistas lembrando-se da responsabilidade da Câmara de Vereadores, a quem compete fiscalizar, monitorar e controlar o uso de bicicletas nas ruas de Maceió. “Enquanto o poder público faz VLT [Veículo Leve sobre Trilhos], enormes viadutos, ele tem que ir pensando em reajustar o trânsito na Fernandes Lima e Via Expressa”, frisou.

A sessão ainda contou com a presença dos vereadores Sílvio Camelo (PV), Eduardo Canuto (PV), Francisco Holanda (PP), Berg Holanda (PR), Silvânia Barbosa (PPS), Marcelo Malta (PCdoB), Marcelo Gouveia (PRB), pastor João Luiz (DEM), Oscar de Melo (PP), Netinho Barros (PSC) e Davi Davino (PP).

Fonte: Conexão Penedo, 20/03/2012

Nenhum comentário: