Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

O corredor e a ciclovia: respeitem o próximo e seremos todos mais felizes

Muito se discute acerca do uso da ciclovia no Rio de Janeiro. Pedestres, corredores, ciclistas, skatistas, turistas. Todos sempre querendo enxergar o próprio umbigo. Ciclovia não significa via de bicicletas como seria se interpretada apenas a etimologia da palavra. Ciclovia é uma via de lazer para as pessoas daquela cidade usufruirem.

Regras existem, como em qualquer via, mas há de se ter também bom senso, o que é complicado, pois, para mim bom senso pode ser X e para vocês pode ser Y. Trafegar sempre pela faixa da direita no sentido que está indo. Isso é básico! Não ultrapassar a linha que divide a ciclovia. Respeitar os locais que têm sinal, permitindo que as pessoas atravessem quando a luz estiver verde para as mesmas. Evitar velocidades muito altas! Saber se está passeando ou se exercitando! Tudo isso parece muito claro, mas na prática não é.

Lembre-se: se a passagem está obstruída por duas pessoas, dois ciclistas ou algo parecido, esperar a oportunidade para ultrapassar pela esquerda ou tentar pedir educadamente para alguém dar licença. Evitar sempre xingamentos! Podem resultar em briga séria!

Febre no Rio de Janeiro, os skatistas não deveriam usar a ciclovia para manobras. Muitas vezes, o skate foge ao controle do usuário e acaba se tornando um perigoso obstáculo para as demais pessoas. Skate só para locomoção! Os ciclistas deveriam saber que treinar ciclismo é no velódromo ou às cinco da manhã, quando uma das faixas da rua fica destinada aos mesmos. Nos horários de maior movimento, bicicleta é para meio de locomoção.

Os corredores, ao treinarem “tiros”, ou seja, quando estão em uma velocidade acima da média, deveriam fazer esse tipo de treino em horários com menos trânsito de pedestres, turistas e barraqueiros de praia. Isso mesmo, barraqueiros de praia! Esses usam a ciclovia, fechando totalmente sua pista e mais um pouco para transportar seus carrinhos com cadeiras e guarda-sol. Às vezes, esquecem totalmente que existem mais pessoas utilizando aquele espaço.

Adultos com crianças não devem tirar o olho em momento algum de crianças pequenas, pois as mesmas comumente atravessam a ciclovia sem nenhum tipo de cuidado, o que pode ser fatal para um acidente. Enfim, são apenas sugestões para criarmos um bom senso comum e podermos compartilhar a ciclovia em plena paz. Afinal, é uma área de lazer! De qualidade de vida! Respeitem o próximo e seremos todos mais felizes.

Fonte: Eu Atleta, 15/03/2012

Nenhum comentário: