Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Alunos de SP devem ganhar bicicletas de bambu para ir às aulas

http://i2.r7.com/bicicleta-bambu-sp-20120402.jpg
No último sábado (31), a secretaria municipal de educação de São Paulo lançou, no bairro de Heliópolis, zona sul da capital paulista, o projeto Escolas de Bicicleta, que prevê a distribuição de cerca de 4.600 bicicletas fabricadas de bambu para que alunos de 45 CEUs (Centros Educacionais Unificados) possam ir e voltar da escola.

O objetivo da secretaria é que até o final do ano, cada unidade do CEU tenha cerca de cem bicicletas, que serão entregues a estudantes de 12 a 14 anos.

Os estudantes poderão usar as bicicletas no trajeto casa-CEU-casa, que será feito em comboios de 15 a 25 estudantes, com acompanhamento monitores treinados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e pelo Instituto Parada Vital.

Antes de começar a usar as bicicletas é preciso fazer um treinamento. Ao final de um mês, cada aluno receberá um diploma, entregue na presença dos pais, para que possa, a partir daí, fazer o trajeto diário casa-CEU-casa de bicicleta com seus amigos.

Os monitores, 92 no total, devem acompanhar no trajeto e orientar até que não sabe andar de bicicleta, ensinando desde noções de equilíbrio até regras de trânsito e manutenção dos equipamentos.

Os principais critérios para a escolha dos jovens que vão receber a bicicleta são: ser aluno do ensino fundamental em algum CEU; ter entre 12 e 14 anos; morar no entorno da ciclo-rota indicada pela escola e ter o consentimento dos pais.

Fonte: Boa Informação, 02/04/2012

Nenhum comentário: