Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

A arte de inovar a partir de varas de bambu

Um brinquedo criado na França no século XVIII, um cavalinho de madeira com uma roda dianteira fixa, evoluiu para o que, hoje, chamamos de bicicleta, resultado de inovações e adaptações ao longo da história. E, três séculos depois, esse “momento Eureka” se faz presente em nosso cotidiano, principalmente em Rio Claro, onde há 140 mil bicicletas e cerca de 40 mil deslocamentos diários realizados por esse transporte.

Mas, dentre tantos recursos e insumos tecnológicos, é possível circular com uma bicicleta de bambu (quadro) soldado com fibra de vidro? Para Milton Felicissimo Júnior, sim.

Alimentando uma ideia desde a infância, o desenvolvedor da inovação construiu quatro unidades para se chegar ao modelo atual, e deu certo. A bicicleta já tem oito anos e a trouxe de São Paulo no dia 20 de outubro de 2011.

Criadas por diversos artistas do Brasil e do mundo, o mérito de Felicissimo é ter soldado o bambu com fibra de vidro, além do design único desenvolvido. “Depois que Santos Dumont construiu o 14 Bis e o Demoiselle, acredito que qualquer pessoa possa, também, fazer o mesmo. Desde criança, sempre quis construir bicicletas com esse tipo de material. Foram seis delas e a melhor eu a utilizo até hoje”, comenta o inovador.

O projeto, ainda, não foi viabilizado no mercado do ramo, mas, para o desenvolvedor da ideia, o resultado é um sucesso total, principalmente quanto ao uso do material empregado para a sua fabricação, que não agride o meio ambiente, além de ser amplamente resistente.

“Quando o bambu é cortado na época certa, torna-se mais resistente e dá brotos fortes na touceira. O meu trabalho prova que o material pode e deve ser utilizado como matéria-prima, substituindo, com vantagens, outros tipos de madeira de reflorestamento”, reforça. O quadro da sexta bicicleta projetada pelo profissional, por exemplo, pesa 750 gramas e foi construído com varas de pesca.

Bicicleta, desenvolvida por Milton Felicissimo Jr., é de bambu soldado com fibras de vidro; foram várias tentativas para chegar até o projeto final, mas que deu certo e, hoje, é motivo de orgulho
Bicicleta, desenvolvida por Milton Felicissimo Jr., é de bambu soldado com fibras de vidro; foram várias tentativas para chegar até o projeto final, mas que deu certo e, hoje, é motivo de orgulho

E a sensação de ver o seu projeto criar vida, tomar forma e circular pelas ruas é quase a mesma de um nascimento. “A satisfação de ter a minha ideia realizada é próxima à de ver o meu filho nascer forte e saudável”, orgulha-se. Felicissimo também tem invenções voltadas para a área da construção civil.

Comerciante nascido em São Paulo, mora em Rio Claro há mais de 20 anos. E foi na cidade das bicicletas que pôde treinar sua criatividade e colocar em prática todo um processo por trás de uma inovação, chegando ao produto final que é a bicicleta de bambu soldada com fibras de vidro.

Fonte: JC, 29/03/2012

Nenhum comentário: