Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Rio de Janeiro quer aumentar o uso da bicicleta no transporte urbano

O governo do Rio de Janeiro firmou hoje (26) acordos para estimular o uso de bicicletas como meio de transporte. O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, disse que a meta do governo é passar dos atuais 3% para 10% o deslocamento por bicicleta.

"O que é importante nesse programa não é o que estamos fazendo e sim o que nós induzimos que seja feito. Que os prefeitos, os secretários municipais de transportes, a população em geral, passe a ver a bicicleta como uma opção modal importante para contribuição da sustentabilidade e para qualidade de sua vida", disse Lopes.

A assinatura ocorreu na semana que antecede o World Bike Tour, passeio ciclístico do próximo domingo (1), que ocorrerá pela primeira vez no Rio de Janeiro.

Segundo o relações públicas do evento, José Luiz Costa, a exemplo do que houve em São Paulo, o Rio poderá melhorar a estrutura das ciclovias e ciclofaixas. "Em São Paulo, quando o evento chegou em 2009, as ciclofaixas e ciclovias tinham uma extensão muito reduzida. Hoje elas crescem a cada dia. Mais de 50 mil pessoas pedalam nas ciclofaixas de São Paulo aos domingos".

O passeio terá o percurso de 11 quilômetros. A largada será na Praia de Copacabana e a chegada no Aterro do Flamengo. Seis mil pessoas foram sorteadas para participar da corrida, que teve 50 mil inscritos. Os participantes irão receber um kit com capacete, camiseta e uma bicicleta.

O World Bike Tour teve início em 2006 e já ocorreu em Lisboa e Porto, em Portugal, Madri, na Espanha e São Paulo. Esta será a 19ª edição do evento.

Fonte: Jornal do Brasil, 26/03/2012

Um comentário:

Manouchk disse...

A nível nacional o modal bicicleta é estimado a 7,5% mas em Grande Cidades ou capitais estou vendo que está mais para 3%. Em Vitoria estamos mais ou menos no mesmo patamar. A infraestrutura desconexa e frequentemente em estado de abandono ainda não oferece condições de tráfego honoráveis para que este meio de transporte esteja adotado por mais pessoas. Os cicloativistas estão tentando mudar isso! Espero viver o tempo suficiente para ver o dia em que chega nesse patamar de 10% no Rio e em outras capitais como Vitória onde moro!

Emmanuel,
Blog Vitória susntetável,
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/