Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Word Bike Tour leva mais de 6 mil bicicletas às ruas do Rio

O visual da cidade maravilhosa é um ótimo lugar para se pensar em um mundo melhor. E neste domingo, às 10h30, foi dada a largada do Word Bike Tour, evento que tem como intuito maior a luta por um planeta com mais bicicletas, menos carros e menos poluição. Mais de 6 mil bicicletas partiram da praia de Copacabana até o Aterro do Flamengo, percorrendo cerca 11 mil quilômetros.

Em uma manha de Sol, o evento que já acontece em países como Portugal e Espanha e em cidades como São Paulo fez milhares de pessoas pedalar pela bela orla da cidade do Rio de Janeiro. Entre elas, estava a ex-maratonista brasileira, Janete Mayal, que disputou as Olimpíadas de Barcelona, em 1992.

- Acho este evento interessante. O futuro esta aí, com carros em casa e bikes na rua - contou a Janete.

No pelotão de frente se encontravam bicicletas adaptadas para deficientes físicos. Um deles, Thiago, que, em 2009, esteve na seleção brasileira de Rugby sobre rodas, frisou a auto estima que andar de bicicleta pode causar a uma pessoa.

Carlos Minc, Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, também marcou presença no Word Bike Tour.

- A cidade da bike é a cidade do cidadão. A ideia é a humanização da cidade, menos poluição, menos engarrafamento. Gastamos milhões construindo mergulhões e na hora do rush, os carros andam a 8km por hora. Menos que uma bicicleta ou um cavalo podem andar - disse o secretário.

O evento que nasceu em Portugal, tem como idealizador Diamantino Nunes que disse que fica feliz em ouvir as autoridades tomando medidas para incentivar o uso das bicicletas.

O secretário de transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, afirmou que uma das metas para 2014 é aumentar em até 10% o uso de bikes em solo carioca.

Na chegada do evento, no Aterro do Flamengo, em frente ao Monumento dos Pracinhas, que homenageia os soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, estava um verdadeiro herói, Alarico Moura, o Alá, que é Diretor Paraolímpico da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, e que por conta de um acidente teve que amputar uma das pernas. Alá que fez todo o percurso ainda teve bastante fôlego para falar.

- Tenho 66 anos e pedalo há 30. Moro na Ilha do Governador (Zona Norte da Cidade) e meu transporte para o Centro ou para a Zona Sul é a bicicleta. Fui dependente químico. Sofri um acidente grave e hoje tenho disposição para pedalar uns 200 km sem parar (risos). Isso é só para você ver os benefícios da bicicleta. Um evento destes tem que ser promovido mesmo. Bicicletas e outros veículos devem conviver no trânsito. A bicicleta levanta a auto estima - disse o animado senhor.

Fonte: O Povo, 01/04/2012


Nenhum comentário: