Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Francês lança serviço Bike Anjo em Vitória

O francês Emmanuel Favre-Nicolin vem chamando a atenção em Vitória por sua luta em defesa dos direitos dos ciclistas. Além de fomentar o debate sobre ciclovias e bicicletários, ele acaba de lançar o serviço ‘Bike Anjo’. O objetivo da iniciativa é trazer segurança para quem quer adotar a bicicleta como meio de transporte no seu dia a dia, mas ainda está precisando de um empurrãozinho para começar a pedalar.
Segundo o ciclista, que é um dos anjos do novo serviço, muitas pessoas não se sentem a vontade para andar de bicicleta na cidade de Vitória. Neste contexto, ele traça em seu blog (http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br) a rota mais segura para o ciclista. O Bike Anjo também pode acompanhar o ciclista no trajeto para o trabalho.
A informação de Emmanuel é que futuramente haverá também a atividade de iniciação à bicicleta e mecânica, para tornar o ciclista ainda mais seguro.
O ciclista francês que vai de Vitória a Cariacica diariamente de bicicleta garante que é possível mudar hábitos e conceitos a partir da pedalada. Segundo ele, o serviço tem o objetivo de ajudar as pessoas que querem utilizar a bicicleta como transporte em uma cidade com o trânsito um pouco mais agressivo e perigoso.
Ao todo, os bike anjos já atuam em 13 estados brasileiros. No Espírito Santo, além de Vitória, os “anjos” atuam também em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado.
Para quem ainda não conta com o serviço em sua cidade, no blog do ciclista é possível encontrar dicas de como se manter seguro no trânsito, orientação sobre a mão em que o ciclista deve pedalar, o posicionamento nas ruas e o que prevê o Código Nacional de Transito para os ciclistas.
No blog também é possível encontrar mapas sobre rotas alternativas, localização de ciclovias e bicicletários.

Fonte: Seculo Diário, 05/08/2012

Nenhum comentário: