Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Cicloturismo urbano inclusive?

Teresina terá plano para Turismo Sustentável

A finalidade é orientar o crescimento do turismo em curto, médio e longo prazo, estabelecendo metas seguindo um plano

Com a finalidade de orientar o crescimento do setor de turismo em bases sustentáveis em curto, médio e longo prazo estabelecendo metas para definição de ações, prioridades e tomada de decisão será elaborado o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) de Teresina.Nesse sentido, técnicos das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Planejamento (SEMPLAM), Fundação Municipal de Saúde e Superintendências de Desenvolvimento Urbanos (SDU\’s) e de Trânsito e Transportes (STRANS) participam hoje (07) e amanhã (08) da primeira etapa da elaboração do (PDITS) de Teresina. O encontro foi assessorado por Marcel Levi, consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que dará subsídios aos técnicos na elaboração das ações para operacionalização do PDITS.

O Plano deverá prever ações de urbanização de áreas turísticas; campanhas de sensibilização, marketing e eventos; treinamento e capacitação; obras de infraestrutura e serviços básicos; além de proteção e conservação dos recursos naturais e do patrimônio histórico, entre outras ações.

Durante o encontro, o consultor da FGV, Marcel Levi, apresentou aos técnicos informações sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e deu orientações sobre a estrutura do PDTIS, informações que devem constar no Plano, a metodologia e o cronograma para elaboração do PDITS.

“O PDITS não é um plano estratégico de Turismo, nem um plano diretor, mas sim um plano intermediário que contempla estratégia e operacionalização. Estamos aqui reunidos com técnicos que conhecem efetivamente a cidade e suas potencialidades para que possamos fazer um plano concreto, com um planejamento participativo e com ações integradas, voltado para o mercado turístico e visando o desenvolvimento sustentável do setor”, explicou o consultor.

Para a elaboração do PDITS a Prefeitura de Teresina, por meio da SEMDEC, firmou convênio com o Ministério do Turismo (MTUR) para a liberação de recursos, que fazem parte do PRODETUR em parceria com BID. O PRODETUR tem por objetivo geral reforçar a capacidade do município no fomento e na ampliação da atividade turística, considerando os padrões de sustentabilidade, associado à lógica da regionalização do turismo.

Segundo a turismóloga Angélica Learth, chefe da coordenação de Turismo da SEMDEC, o PDITS é um pré-requisito para que o município seja contemplado com os recursos do PRODETUR para investir no turismo local. “O ponto principal desse Plano é dar subsídios aos gestores para desenvolver a atividade turística da cidade. Por meio dele identificaremos os pontos fortes e as carências da cidade e a partir disso, traçaremos ações para que Teresina se transforme em um destino turístico de qualidade”, destaca.

Estrutura do PDITS

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS deve conter uma justificativa da seleção da área turística, formulação de objetivos, diagnóstico estratégico e formulação de estratégias para o desenvolvimento do setor. São necessários ainda informações sobre o setor turístico, dados referentes à infraestrutura do polo, análise do quadro institucional e dos aspectos socioambientais.

“O turismo é um setor muito difícil de ser trabalhado pelo fato de se relacionar com outras atividades e ter um caráter transversal. Daí a necessidade de envolver as entidades municipais, estaduais para que possamos ter informações de toda a estrutura da cidade e formatar um plano bastante abrangente”, pontua Marcel Levi.

Para a construção do Plano serão realizadas seis oficinas com o intuito de garantir que os objetivos definidos no Termo de Referência do PDITS sejam alcançados. As oficinas englobam apresentação do planejamento detalhado, aprovação do planejamento, definição de datas e identificação dos atores a serem envolvidos no processo.

Fonte: Tendências e Mercado, 07/01/2010, 14:27

Nenhum comentário: