Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Levantamento vai mostrar porque ciclovias são pouco usadas

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Teresina/PI - Strans está realizando um levantamento topográfico em todo o sistema cicloviário de Teresina, para identificar os pontos que necessitam de recuperação. Apesar de Teresina possuir a quarta maior cobertura cicloviária do país, as ciclovias ainda são pouco utilizadas. "Através deste levantamento, vamos identificar os principais problemas e tentar corrigi-los", disse o diretor de transportes da Strans, Sebastião Ferraz.

Ele afirmou que alguns destes problemas foram identificados durante as pesquisas para elaboração do Plano Diretor de Transportes, apresentado em junho deste ano. "O Plano mostrou que falta conectividade entre as ciclovias e tratamento nas interseções. Por conta disto, a preferência acaba sendo do carro. Também há falhas na sinalização e tanto o ciclista como o motorista precisam ser incluídos numa campanha educativa", disse.

O diretor de Transportes diz que o diagnóstico da situação atual vai mostrar as ciclovias que estão com o piso deteriorado e aquelas que servem de escoamento para a água da chuva. "Muitas vezes os ciclistas fogem das ciclovias por causa dos buracos", diz. A partir deste diagnóstico, a Strans vai elaborar um projeto até o final do mês para recuperar estas estruturas. Em seguida, a Strans deve iniciar o processo licitatório, que dura no mínimo 45 dias.

Além da recuperação das ciclovias já existentes, há um projeto para a expansão do sistema cicloviário de Teresina, em mais 50 km. "O projeto já foi elaborado, mas ainda não há prazo para ser executado", afirmou Sebastião. Um dos pontos críticos que necessita da implantação de ciclovias é a rua Rui Barbosa, na zona Norte da cidade. O diretor de transportes da Strans disse que a implantação de 4 km de ciclovia na rua já foi incluída no projeto Lagoas do Norte. "Há também um projeto da Semplan (Secretaria Municipal de Planejamento) que garante a construção de 10 km de ciclovia. A obra está orçada em R$ 550 mil, mas os recursos federais ainda não foram liberados", disse.

De acordo com o Plano Diretor de Transportes, todos os dias os teresinenses fazem 165 mil viagens de bicicleta. Sendo que 55% dos usuários utilizam este tipo de transporte para ir ao trabalho.

Fonte: Brasilportais, 07/08/2008

Nenhum comentário: