Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Prefeitura de Teresina entrega bicicletas aos agentes comunitários do PSF

A Prefeitura de Teresina adquiriu mais de mil bicicletas, que estão sendo destinadas aos agentes comunitários de saúde do Programa Saúde da Família (PSF). Hoje (13), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Firmino Filho, entregou, simbolicamente, 100 desses equipamentos aos profissionais do programa, em solenidade realizada sede da FMS.

Ao todo, a Prefeitura adquiriu, por meio de licitação, 1.024 bicicletas - 729 femininas e 295 masculinas -, que beneficiarão os agentes comunitários das Coordenadorias Regionais de Saúde Centro-Norte, Leste-Sudeste e Sul de Teresina. A gerente de Atenção Básica da FMS, Adriana Valadares, explicou que as bicicletas beneficiam os agentes que ainda não contavam com esse tipo de equipamento, em decorrência do aumento do número de equipes nos últimos anos, e para substituir as já existentes que não oferecem mais as condições ideais de utilização.

"A Prefeitura teve a preocupação, no que diz respeito ao gênero, solicitando do fornecedor bicicletas especificamente para homens e também para as mulheres que atuam no programa", revelou Adriana Valadares. "Essas novas bicicletas, devidamente adaptadas para o trabalho dos agentes, facilitam o trabalho desses profissionais no que se refere às visitas às famílias das suas microáreas de atendimento", completou a gerente.

Para o presidente da FMS, Firmino Filho, a entrega das bicicletas faz parte da política de valorização do profissional municipal de saúde e do próprio sistema de saúde que tem 80% de aprovação da população, segundo pesquisa recente. "A entrega dessas bicicletas é apenas uma das ações que fazemos para melhorar a saúde no município. Melhorar esse serviço passa também pelo diálogo que temos feito com os agentes comunitários de saúde, a exemplo, de discutir questões salariais. Nesse momento, estamos trabalhando para transformar as relações trabalhistas desses profissionais, que passarão de celetistas a estatutários", disse.

A agente de saúde Maria Elizete dos Santos discursou em nome dos colegas e destacou a importância da bicicleta para o deslocamento diário dos profissionais nas visitas domiciliares. Maria da Natividade Brito, Francisco Magno Costa e Raimundo Nonato Silva foram os primeiros agentes a receberem os equipamentos.

Fonte: JusBrasil, 13/07/2009

Nenhum comentário: