Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

STRANS promove ações educativas entre os ciclistas

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), está realizando uma ação educativa de uso da ciclovia e da ciclofaixa. A atividade está sendo realizada na Avenida Duque de Caxias, nas ruas Jerumenha e Alves de Noronha. As ciclofaixas e as ciclovias contam com sinalização vertical e horizontal, a fim de facilitar o acesso e a circulação dos ciclistas nos locais.

A atividade tem como principal objetivo orientar os ciclistas a utilizarem esses equipamentos e com isso garantir um trânsito mais seguro para as pessoas que circulam diariamente na Avenida Duque de Caxias, que será o modelo de ciclovias, bem como alertar os motoristas para que estacionem corretamente, deixando livre a ciclofaixa para uso dos cilcistas.

A ação já é resultado do plano diretor de transportes que previu a necessidade de reestruturação do sistema cilcloviário da cidade, visto que a capital é uma das quatro cidades do país com maior extensão de ciclovias.

De acordo com a Gerente de Educação da STRANS, Audéa Lima, a ação que está sendo realizada tem como meta orientar os ciclistas a agir com segurança no trânsito. “Estamos conversando com os ciclistas no sentido de orientá-los a circular de maneira segura nas ruas da nossa cidade. Sabemos que a maioria das pessoas tem a bicicleta como veículo de deslocamento para o trabalho, por isso muitas vezes agem de maneira imprudente no trânsito a fim de chegar logo ao seu destino. É importante lembrar que somente agindo com segurança os números de acidentes devem diminuir”, acrescentou.

Além do trabalho com os ciclistas, está sendo realizada uma ação com os condutores para evitar que eles estacionem nas ciclofaixas localizadas nas Ruas Jerumenha e Alves de Noronha. “Juntamente com os agentes de trânsito estamos conversando com os condutores para evitar que sejam estacionados carros nas ciclofaixas. O nosso trabalho, no momento é de orientação para os condutores para que eles respeitem o espaço dos ciclistas”, finalizou.

Fonte: Ai5piaui, 18/11/2009 05:29

Nenhum comentário: