Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Praticar exercícios físicos durante a gravidez melhora a saúde do bebê

Grávidas que praticam atividades físicas regularmente durante o período de gestação doa à luz bebês mais saudáveis e magros, segundo estudo neozeolandês publicado no Journal of Clinical Endocrinology. De acordo com a pesquisa, andar de bicicleta cinco vezes por semana pode diminuir o peso do bebê em até 150 gramas.

Apesar de parecer pouco, essa quantidade é suficiente para reduzir os riscos de obesidade e outros problemas de saúde, afirmam os cientistas. "Nosso estudo mostra que a prática regular de exercícios aeróbicos altera o ambiente materno de alguma forma que impacta no estímulo nutricional do feto, resultando na redução do peso do bebê", afirmou Paul Hoffman, da Universidade de Auckland e coordenador do estudo.

Para o estudo, os cientistas dividiram 84 grávidas em dois grupos. O primeiro deles praticou sessões de 40 minutos em bicicleta ergométrica até a 36ª semana de gestação. Já o outro grupo não praticou nenhum exercício físico. O que se concluiu foi que as grávidas do primeiro grupo deram à luz bebês menores e mais magros. "Dado que o peso e o tamanho do recém-nascido estão associados ao risco de obesidade, uma modesta redução nessas medidas pode trazer benefícios a longo prazo", acrescentou Hoffman.

Estudos anteriores já mostraram que grávidas obesas estão mais propensas a complicações durante a gravidez e na hora do parto. Os pesquisadores alertam, no entanto, que mulheres grávidas devem evitar exercícios físicos muito pesados. Segundo eles, elas devem optar por atividades de baixo impacto como caminhadas, yôga e natação.

Fonte: Uai, 17/07/2010

Nenhum comentário: