Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Bairro de São Paulo deve receber 1a. ciclovia

Um bairro inteiro servido por uma rede de ciclovias. Na maior cidade do país. Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, deve receber a primeira malha viária de transporte cicloviário, totalmente integrada.

O projeto, que será patrocinado pela prefeitura, deve ligar a ciclovia de Santo Amaro à futura ciclovia da marginal do rio Pinheiros. Claro, tudo ainda está no papel, mas se sair como o previsto será grandioso. Serão mais de 38 quilometros de ciclovias em 44 ruas e avenidas do bairro.

A ciclovia de Santo Amaro deve ser sinalizada, ter bicicletários e ainda ser integrada com outros meios de transporte. A Secretaria de Transportes ainda não definiu data para implantação.

A cidade já vem se preparando para receber uma rede de transporte limpo, verde, como a locomoção por bicicletas. A Companhia de Engenharia de Tráfego tem um departamento especializado em incluir as bicicletas como meio de transporte na cidade.

Exterior

Esse tipo de transporte já é bem difundido em Paris e em outras cidades da França. São mais de 20 mil bicicletas públicas espalhadas pela capital francesa, com centenas de pontos espalhados pela cidade. É só pegar a bicicleta num ponto, e seguir para seu destino. E além de tudo a primeira meia hora é gratuita. Muita gente pega a bicicleta num ponto, anda por 25 minutos, devolve em outro ponto e já retira outra. Tudo para fazer o trajeto todo de graça.

Comparando...

É claro que Paris é uma cidade de pouco menos de 3 milhões de habitantes, nem se compara com o tamanho de São Paulo. Também é uma cidade compacta e praticamente inteira plana, o que facilita o percurso de bicicleta.

Mas a iniciativa aqui no Brasil, na maior cidade do País, indica uma preocupação em desafogar o trânsito e permitir ao cidadão uma opção de transporte limpo, sem emissão de gases poluidores. Uma ciclovia só não faz verão, mas é um início, um projeto. Avalio que vamos precisar de um código de conduta tanto para motoristas quanto para os ciclistas, para lidar com essa nova opção de locomoção na cidade.

Curitiba é uma cidade brasileira que tem alguns quilômetros de ciclovias. Muita gente anda de bike na cidade. Existe a preocupação de se construir mais espaço para este meio de transporte e isso deve ser feito nos próximos anos. Cidade litorâneas também dão espaço para quem prefere o "transporte verde".

Fonte: Mundo Possível, 20/07/2010

Município Amigo da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: