Um bairro inteiro servido por uma rede de ciclovias. Na maior cidade do país. Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, deve receber a primeira malha viária de transporte cicloviário, totalmente integrada.
O projeto, que será patrocinado pela prefeitura, deve ligar a ciclovia de Santo Amaro à futura ciclovia da marginal do rio Pinheiros. Claro, tudo ainda está no papel, mas se sair como o previsto será grandioso. Serão mais de 38 quilometros de ciclovias em 44 ruas e avenidas do bairro.
A ciclovia de Santo Amaro deve ser sinalizada, ter bicicletários e ainda ser integrada com outros meios de transporte. A Secretaria de Transportes ainda não definiu data para implantação.
A cidade já vem se preparando para receber uma rede de transporte limpo, verde, como a locomoção por bicicletas. A Companhia de Engenharia de Tráfego tem um departamento especializado em incluir as bicicletas como meio de transporte na cidade.
Exterior
Esse tipo de transporte já é bem difundido em Paris e em outras cidades da França. São mais de 20 mil bicicletas públicas espalhadas pela capital francesa, com centenas de pontos espalhados pela cidade. É só pegar a bicicleta num ponto, e seguir para seu destino. E além de tudo a primeira meia hora é gratuita. Muita gente pega a bicicleta num ponto, anda por 25 minutos, devolve em outro ponto e já retira outra. Tudo para fazer o trajeto todo de graça.
Comparando...
É claro que Paris é uma cidade de pouco menos de 3 milhões de habitantes, nem se compara com o tamanho de São Paulo. Também é uma cidade compacta e praticamente inteira plana, o que facilita o percurso de bicicleta.
Mas a iniciativa aqui no Brasil, na maior cidade do País, indica uma preocupação em desafogar o trânsito e permitir ao cidadão uma opção de transporte limpo, sem emissão de gases poluidores. Uma ciclovia só não faz verão, mas é um início, um projeto. Avalio que vamos precisar de um código de conduta tanto para motoristas quanto para os ciclistas, para lidar com essa nova opção de locomoção na cidade.
Curitiba é uma cidade brasileira que tem alguns quilômetros de ciclovias. Muita gente anda de bike na cidade. Existe a preocupação de se construir mais espaço para este meio de transporte e isso deve ser feito nos próximos anos. Cidade litorâneas também dão espaço para quem prefere o "transporte verde".
Fonte: Mundo Possível, 20/07/2010
Município Amigo da Bicicleta aqui.
O projeto, que será patrocinado pela prefeitura, deve ligar a ciclovia de Santo Amaro à futura ciclovia da marginal do rio Pinheiros. Claro, tudo ainda está no papel, mas se sair como o previsto será grandioso. Serão mais de 38 quilometros de ciclovias em 44 ruas e avenidas do bairro.
A ciclovia de Santo Amaro deve ser sinalizada, ter bicicletários e ainda ser integrada com outros meios de transporte. A Secretaria de Transportes ainda não definiu data para implantação.
A cidade já vem se preparando para receber uma rede de transporte limpo, verde, como a locomoção por bicicletas. A Companhia de Engenharia de Tráfego tem um departamento especializado em incluir as bicicletas como meio de transporte na cidade.
Exterior
Esse tipo de transporte já é bem difundido em Paris e em outras cidades da França. São mais de 20 mil bicicletas públicas espalhadas pela capital francesa, com centenas de pontos espalhados pela cidade. É só pegar a bicicleta num ponto, e seguir para seu destino. E além de tudo a primeira meia hora é gratuita. Muita gente pega a bicicleta num ponto, anda por 25 minutos, devolve em outro ponto e já retira outra. Tudo para fazer o trajeto todo de graça.
Comparando...
É claro que Paris é uma cidade de pouco menos de 3 milhões de habitantes, nem se compara com o tamanho de São Paulo. Também é uma cidade compacta e praticamente inteira plana, o que facilita o percurso de bicicleta.
Mas a iniciativa aqui no Brasil, na maior cidade do País, indica uma preocupação em desafogar o trânsito e permitir ao cidadão uma opção de transporte limpo, sem emissão de gases poluidores. Uma ciclovia só não faz verão, mas é um início, um projeto. Avalio que vamos precisar de um código de conduta tanto para motoristas quanto para os ciclistas, para lidar com essa nova opção de locomoção na cidade.
Curitiba é uma cidade brasileira que tem alguns quilômetros de ciclovias. Muita gente anda de bike na cidade. Existe a preocupação de se construir mais espaço para este meio de transporte e isso deve ser feito nos próximos anos. Cidade litorâneas também dão espaço para quem prefere o "transporte verde".
Fonte: Mundo Possível, 20/07/2010
Município Amigo da Bicicleta aqui.
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