O braço-de-ferro entre as autoridades parisienses e os automobilistas começou há mais de uma década e com resultados impressionantes: a redução de vias usadas pelos automóveis em grandes avenidas e ruas centrais, o estacionamento exclusivo para bicicletas e os 371 quilómetros de ciclovias fizeram com que, desde 2001, o fluxo de carros a circular na cidade tenha diminuído 20 por cento, ao mesmo tempo que os ciclistas aumentaram mais de 45 por cento.
Em 2007, e após o lançamento do sistema Velib´, andar de bicicleta em Paris ganhou um novo ímpeto. Residentes e turistas podem agora alugar uma bicicleta nas centenas de estações preparadas para o efeito e deixá-las, depois, numa outra estação perto do local de destino.
O pagamento faz-se diária, semanal ou anualmente, sendo que a subscrição anual custa cerca de 30 euros.
Apesar de satisfeitos,os clientes das cerca de 1 800 estações espalhadas pela capital têm dado algumas dores de cabeça às autoridades, que tiveram já de substituir 20 000 bicicletas, devido a roubo ou vandalismo.
Fonte: Portal Ambiente Online, 16/09/2010
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